Notícias
Professor do IFBA organiza simpósio de conferência internacional de mecânica, materiais e design
Prevista para acontecer em 2021, entre os meses de junho e julho, em Funchal, capital do arquipélago da Madeira, em Portugal, a 9th International Conference on Mechanics and Materials in Design, contará com a participação especial de um representante do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), o professor Maurício Andrade Nascimento, responsável pela organização de um simpósio da conferência.
Para Nascimento, que atua a pouco mais de um ano e meio no campus Brumado, representar o IFBA em um evento de relevância internacional proporciona uma série de possibilidades, inclusive de aperfeiçoamento profissional. “A participação e organização de eventos não só permite a divulgação da produção científica, como também possibilita interagir com outros grupos e linhas de pensamento e pesquisa. A qualificação do quadro de docentes é fundamentada também pelo intercâmbio de conhecimentos e pelas interações com grupos e pesquisadores externos, sejam estes de relevância nacional ou internacional. Este intercâmbio cultural e formação de network científico possibilitam o aprendizado e a formação que serão transmitidos, por fim, ao seu corpo discente”, destaca.
O evento, que está com submissões de trabalhos abertas, tem o propósito de divulgar avanços nas áreas de Mecânica, Materiais, Integridade estrutural e Design, aplicados a automóveis, locomotivas, aeroespacial, engenharia civil e biomecânica. “Já tive a oportunidade de participar de outras conferências e congressos internacionais envolvendo os organizadores desta conferência, como palestrante e/ou membro das conferências. Em 2018, apresentei uma conferência na Costa da Caparica, em Lisboa, onde encontrei o colega que me fez o convite, Joaquim. Alguns dos organizadores eu conheço de contatos com pesquisas associadas e outros de maneira mais próxima em encontros e eventos profissionais. Por esta razão, creio que recebi o convite”, relata.
Doutor em energia e ambiente e mestre em gerenciamento e tecnologia ambiental no processo produtivo, o engenheiro civil está constantemente envolvido no desenvolvimento da pesquisa no IFBA, tendo atuado em projetos como o “Levantamento energético bibliográfico de energia incorporada nos materiais de construção”, que está em fase de finalização e “Transformar para criar: Adaptação de unidade móvel e-Tec para ser um LabMaker”, desenvolvido com os também professores Isar Mattiello e Celton Ribeiro Barbosa e, que foi recentemente homologado no edital de apoio à pesquisa e inovação tecnológica no IFBA - Encomenda Tecnológica. Acesse o currículo lattes.
Entre os novos planos do professor, está a composição de um grupo de pesquisa no campus Brumado, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “Em minha humilde opinião, é de fundamental importância para qualquer instituição, e principalmente as de educação, obter reconhecimento nacional e internacional pela sua produção, no nosso caso, produção científica, tecnológica e formação e qualificação de discentes. No que tange à captação de recursos e parcerias, sejam elas nacionais ou de cunho internacional, são obtidas justamente pela qualificação do seu quadro de docentes e servidores, que é mensurada pela sua capacidade intelectual e científica, ou seja, sua produção científica, tecnológica, e também e não menos importante, de sua publicização”, conclui Nascimento, que afirma ainda que, em decorrência do seu frequente contato com outras instituições, vem estabelecendo uma relação mais próxima com a Assessoria de Relações Internacionais do IFBA (Arinter).