Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Professor do IFBA é destaque em eventos internacionais sobre IA e Ciências, Engenharia e Medicina

Notícias

por Helen Sampaio publicado: 14/02/2020 15h15, última modificação: 14/02/2020 15h15

O ano de 2020 começou movimentado para o professor de computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Lauro Cássio de Paula. Isso porque, no mês de janeiro, ele recebeu convites para ministrar uma palestra na 2nd International Conference on Advanced Artificial Intelligence & Robotics, no mês de julho em Berlim (Alemanha), e para receber uma premiação na categoria Jovem Cientista (Young Scientist Award) do 4th International Scientist Awards on Engineering, Science and Medicine, que acontece no próximo fim de semana em Chennai, na Índia.

professor Lauro Cássio _ SAJ
Crédito/Foto: Arquivo pessoal

Devido a problemas logísticos, Cássio não poderá comparecer à conferência na Índia, conhecida por premiar diferentes pesquisadores científicos das áreas de ciência, engenharia e medicina. Já para o evento na Alemanha, ele aguarda resposta da Instituição sobre o auxílio viagem. Caso consiga ministrar a palestra, abordará o tema da sua tese de doutorado que consiste, basicamente, “na proposta de algoritmo (EbFSA) para seleção de variáveis em conjuntos de dados na calibração multivariada (uma área de estudo proveniente da química analítica). A proposta apresenta duas hipóteses e utiliza o algoritmo para obter resultados mais significativos que outros métodos tradicionais”, explica o pesquisador, que, nos últimos anos, acumulou apresentações de trabalhos científicos em quatro países: Marrocos (em 2015), EUA (em 2016), Canadá (em 2016) e Alemanha (em 2017).

Para Cássio, os convites desse ano representam uma oportunidade de ampliação do networking acadêmico-científico e o reconhecimento pela comunidade científica internacional às suas contribuições para a ciência. O professor lotado no campus Santo Antônio de Jesus, desde 2019, leciona disciplinas como Sistemas operacionais, Arquitetura de computadores e Introdução à computação para os alunos do primeiro e segundo semestres dos três cursos superiores tecnológicos da unidade: Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS); Redes de Computadores; e Produção Multimídia.

Dedica-se ainda à coordenação do grupo de pesquisa SSMART Research Group, cadastrado no CNPq e aprovado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROGI) para o Programa Institucional de Iniciação Científica, logo na sua chegada ao IFBA.  “Durante as aulas, eu tenho a oportunidade de demonstrar aos alunos a importância de realizar ao menos um projeto de iniciação científica (IC) durante a formação acadêmica. Participar de um projeto de IC é fundamental para adquirir autonomia científica e ampliar a possibilidade de seguir uma carreira acadêmica; por exemplo, seguir para um mestrado e doutorado no IFBA ou em outras instituições de ensino”, pontua.

Com bacharelado, mestrado e doutorado em Ciência da Computação, respectivamente, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e UFG, Cássio é desenvolvedor em diversas linguagens e ferramentas, atua como membro do Comitê de Ética em Pesquisa do IFBA e possui vivência acadêmica nas áreas de computação científica, computação paralela, matemática computacional, inteligência computacional, meta-heurísticas para seleção de variáveis e regressão linear múltipla.