Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > ProfEPT seleciona professores para mestrado de 24 instituições federais
conteúdo

Notícias

ProfEPT seleciona professores para mestrado de 24 instituições federais

Edital prevê o preenchimento de até 12 vagas de professores por instituição associada à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, entre elas o IFBA.
por Bárbara Souza publicado: 04/05/2020 10h17, última modificação: 04/05/2020 11h01

O Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) – Mestrado Profissional em EPT publicou na última quinta-feira (30) o Edital nº 02/2020, que visa ao credenciamento de docentes permanentes para atuarem no programa em rede nacional. O processo de seleção tem como objetivo a recomposição do quadro de docentes e o preenchimento de até 12 vagas de professores por instituição associada. No total, o edital prevê 58 vagas distribuídas por 24 instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), entre elas o IFBA.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA, Jancarlos Lapa, ressalta que a meta do ProEPT é promover a formação de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica em todas os estados brasileiros, o que demanda a recomposição do quadro de professores, requisito fundamental para viabilizar a ampliação de vagas de orientação no próximo Exame Nacional de Acesso previsto para 2020.

INSCRIÇÕES E REQUISITOS - As inscrições, abertas no último dia 30, podem ser feitas até o próximo dia 29 de maio. O edital prevê a publicação do resultado parcial no dia 05 de junho. O prazo para os recursos termina no dia 08 de junho e o resultado final será divulgado no dia 10 do mesmo mês.  De acordo com o Edital nº 02/2020 poderão participar da seleção “docentes efetivos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, que atuem em regime de trabalho de 40h ou DE, portadores do título de Doutor, em programa reconhecido pela CAPES, que apresentem produção científica intelectual nos últimos dois anos (mais a fração do ano corrente) compatível com o especificado nos Critérios da Comissão da Área de Ensino da CAPES”. Além disso, o(a) candidato(a) deverá “apresentar no mínimo um artigo publicado em periódico qualificado na área de Ensino, nos últimos dois anos “ e ter concluída ao menos uma orientação, em qualquer nível de ensino, devidamente registrada em seu currículo.

Mais informações sobre o processo de inscrições nas diversas instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica – inclusive no IFBA – estão disponíveis no Edital. O documento traz informações também sobre os critérios de seleção e o detalhamento sobre o perfil docente para atender às demandas específicas da instituição de cada estado.

EDITAL E ANEXOS: Edital nº 02/2020 (formato .pdf - tamanho 244Kb) -  divulgado em 30/04/2020