Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Proen abre seleção simplificada de bolsistas institucionais Pibid e de Residência Pedagógica

Notícias

por Helen Sampaio publicado: 23/12/2020 18h16, última modificação: 18/01/2021 13h48

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e das coordenações institucionais dos Programas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (RP), lançou, nessa quarta-feira (23), o edital nº 09/2020 para processo seletivo simplificado de bolsa institucional para discentes voluntários (as) dos programas.

A seleção ocorrerá em etapa única, levando em consideração a ordem de classificação nos editais nº 01/2020 Pibid/IFBA e nº01/2020 RP/IFBA, além da indicação dos coordenadores das áreas do Pibid e orientadores da RP. Para participar do processo seletivo simplificado é necessário, entre outros requisitos, ser voluntário (a) cadastrado (a) na Plataforma Capes do Pibid ou RP e estar regularmente matriculado (a) nos cursos de licenciatura do IFBA participantes dos programas Pibid ou RP.

Ao todo, serão selecionados 13 voluntários para iniciação à docência e 12 para a residência, sendo cada voluntário destinado a um núcleo. A bolsa auxílio mensal, no valor de R$400,00, será paga pelo período de dez meses.

A iniciação à docência é uma oportunidade de aproximação, na primeira metade do curso de licenciatura, entre o corpo estudantil e o cotidiano das escolas públicas de educação básica e o contexto em que estão inseridas. Já o programa de residência pedagógica, é iniciado na segunda metade da licenciatura e se constitui como uma das ações da Política Nacional de Formação de Professores (as), para o aperfeiçoamento da formação prática, a partir da inserção do corpo estudantil na escola de educação básica.

Após a publicação do resultado preliminar, no dia 6 de janeiro, a interpelação dos recursos deverá ser realizada por meio do formulário eletrônico, no dia 7 de janeiro.

Mais informações podem ser obtidas na página da Proen ou pelo e-mail proensinosuperior@ifba.edu.br.

Lançamento de edital - 23 de dezembro

Seleção - 4 e 5 de janeiro de 2021