Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Polo de Inovação doa protetores faciais à Prefeitura de Salvador

Polo de Inovação doa protetores faciais à Prefeitura de Salvador

EPIs serão destinados aos profissionais de saúde que atuam nas UPAs do município.
publicado: 20/05/2020 10h40, última modificação: 30/05/2020 17h33

O Polo de Inovação Salvador (PIS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realizou na última sexta-feira (15), a doação de 90 protetores faciais à Prefeitura de Salvador. O material é destinado aos profissionais de saúde das Unidades de pronto atendimento (UPAs) e Pronto Atendimentos (PAs) do município.Foto entrega .jpg

A ação, liderada pelos professores Antônio Gabriel Almeida e Allan Edgard Freitas é desdobramento do trabalho que destinou Equipamentos de Produção Individual (EPIs) a instituições de saúde do Governo da Bahia. “Após o trabalho inicialmente desenvolvido, identificamos que além dos hospitais estaduais, as UPAs também poderiam ser contempladas com essa iniciativa, uma vez que a escassez de EPIs é uma constante no contexto da pandemia da COVID-19”, destaca Allan Edgard.

Almeida reforça a necessidade do uso de EPIs neste momento. “Estes profissionais estão na linha de frente do atendimento emergencial à população no combate ao novo coronavírus e vulneráveis à contaminação crescente”, informou. O professor que também é coordenador do Laboratório de Prototipagem Integrada (LabProti) explicou o processo de produção dos equipamentos, que exigiu um esforço coletivo da equipe do PIS. “Esses protetores faciais foram fabricados na impressora 3D do LabProti, utilizando recursos próprios e de doação de professores, e foram montados por alunos e bolsistas de outros projetos do PIS, que atuaram como voluntários nesta ação.”, concluiu.

epi.jpgPara a distribuição dos equipamentos, o PIS contou com a colaboração da Pró-reitoria de Extensão (Proex), que através de levantamento de dados obtidos pela Internet, mapeou como potenciais unidades para a destinação desses EPIs, aquelas localizadas em áreas descentralizadas como Itapuã, Paripe e Periperi. “Tivemos a oportunidade de atuar na interlocução para atender a uma demanda da sociedade, papel central ao que se propõem as ações de extensão”, afirmou Soraia Brito, chefe do departamento de ações culturais e lazer (Dacel) da Proex.

Para a enfermeira Liege Drummond, da Gerência Executiva de Atenção à Urgência (Geau) da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS), a doação do IFBA é muito importante diante da dificuldade de conseguir os equipamentos “É gratificante receber o apoio de outras instituições. Iniciativas como a do IFBA são de grande importância nesse momento.”, afirmou.

Polo de Inovação Salvador

O PIS é uma unidade especial do IFBA dedicada à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), à formação de pessoas e prestação de serviços tecnológicos.  Em operação desde 2016, o Polo tem se destacando pelo desenvolvimento de produtos e processos de inovação voltados para a área de saúde, com credenciamento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII).

Para colaborar com ações de enfrentamento à COVID-19, o PIS já atuou na produção de 900 protetores faciais distribuídos para o Instituto Couto Maia e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com outras instituições de ensino e pesquisa e com a participação de pesquisadores e bolsistas de cursos superiores e de pós graduação do IFBA.

Comunicação Polo de Inovação Salvador

Notícia relacionada: IFBA une tecnologia ao voluntariado em ações de combate à Covid-19

registrado em: , ,