Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Parceria entre IFBA e Univasf oferta atendimento psicológico gratuito a servidores, estudantes e familiares
conteúdo

Parceria entre IFBA e Univasf oferta atendimento psicológico gratuito a servidores, estudantes e familiares

Projeto foi desenvolvido pelo campus Juazeiro, em articulação com o Serviço de Psicologia Escolar da Univasf, em Petrolina (PE). Atendimento será estendido às comunidades de outros campi do IFBA.
por Bárbara Souza publicado: 20/10/2020 09h01, última modificação: 20/10/2020 09h01

Uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) vai ofertar gratuitamente o serviço de atendimento psicológico individualizado a servidores e servidores, terceirizados(as), estudantes e familiares da comunidade IFBA. Desenvolvido pelo campus Juazeiro do IFBA, em articulação com o Serviço de Psicologia Escolar da Univasf, o projeto tem como objetivo principal “cuidar emocionalmente da nossa comunidade”, explica o professor Altair dos Santos Paim, do campus Juazeiro, que leciona a disciplina psicologia. Além disso, ressalta o docente, o projeto é também um “espaço de formação” das estagiárias, que são formandas e têm orientação do professor doutor Marcelo Ribeiro, orientador de estágio do curso de Psicologia do campus Petrolina (PE) da Univasf, e supervisão do professor Altair Paim, no contexto do IFBA.

“A intenção original era que a parceria com a Univasf atendesse especificamente à comunidade vinculada ao campus Juazeiro, mas observamos que, dentro da possibilidade do trabalho remoto, o trabalho pode ser estendido – como já está sendo – para todos os campi interessados na sua execução”, conta Altair.  Segundo ele, está sendo articulada a prestação do serviço ao campus Eunápolis para o qual no último dia 14 de outubro foi realizado “um dia com os servidores na abertura das Aenpe [Atividades Educacionais Não Presenciais Emergenciais”. A atividade teve como tema “Entre fala e escuta”, que discutiu “a importância entre fala e silêncio” e das relações entre servidores.

O professor Marcelo Ribeiro, que integra o Colegiado do curso de Psicologia da Univasf, em  Petrolina,  informa que a proposta de estágio desenvolvida recentemente em parceria com o IFBA e intitulada ‘Convivência, o fazer do cuidado em rede’ conta atualmente com quatro estagiárias de psicologia, sob a sua orientação, e se inscreve no contexto da pandemia, com a realização de atividades remotas. 

(Altair Paim e Fernando Paixão, do campus Juazeiro do IFBA, e Marcelo Ribeiro, da Univasf)

O diretor-geral do campus Juazeiro, Fernando Paixão, explica que para solicitar o serviço de  atendimento psicológico individualizado, os interessados devem procurar o serviço de atenção à saúde do campus. O projeto inclui a implementação de outros dois tipos de atividades. Uma delas é a realização das rodas de conversa, voltadas para o compartilhamento de informações e orientações com temas variados, e oficinas que têm um caráter mais prático sobre temas que podem ser propostos pela comunidade do IFBA ou identificados pela equipe da Univasf como assuntos cuja abordagem é relevante no momento.

“Estamos muito felizes com essa parceria com a Univasf nessa área de apoio psicológico. Para nós, é muito gratificante ter esse projeto sendo executado no campus. Temos demandas da comunidade nesse aspecto que o projeto vai poder atender”, declara Fernando Paixão.