Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Nomeados chefe de gabinete e pró-reitores de ensino, extensão e pesquisa
conteúdo

Nomeados chefe de gabinete e pró-reitores de ensino, extensão e pesquisa

publicado: 06/01/2020 20h54, última modificação: 14/01/2020 10h10

A reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Luzia Mota, nomeou nesta segunda-feira, 6 de janeiro, a chefe de gabinete e os pró-reitores das áreas de ensino, extensão e pesquisa que irão atuar no período de 2020 a 2023, conforme portarias publicadas no Diário Oficial da União (DOU).                       

Os três novos gestores do tripé ensino, extensão e pesquisa já iniciaram os trabalhos para possibilitar a transição de mandato, a fim de garantir a continuidade na prestação dos serviços no núcleo central das ações planejadas para os próximos quatro anos. O período estabelecido para realização da transição é de 60 dias. Mais informações podem ser obtidas na Portaria Nº 26/2020, de 2 de janeiro de 2020. 

A chefia de gabinete também recebeu prioridade na nomeação por conta do papel estratégico na interlocução com as comunidades interna e externa, bem como na tramitação dos atos normativos. 

Os próximos gestores serão anunciados em breve no decorrer do levantamento e consolidação das informações realizados pela comissão de transição.

Chefe de Gabinete: Maria Estela Smolka Ramos 

Maria Estela Smolka Ramos. Foto: André dos Santos

Possui mestrado em desenho, cultura e interatividade, pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), especialização em metodologia e didática do ensino, pela Escola Engenharia de Agrimensura (EEA), e graduação em arquitetura e urbanismo, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Está em atuação no IFBA desde 2005, com experiência na área de projetos arquitetônicos, geometria e desenho técnico. Também atuou na Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD), no ano de 2019, na coordenação de área e chefe de Departamento Acadêmico, do campus Salvador, no Departamento de Manutenção, no desenvolvimento de projetos de coleta seletiva, no campus Salvador, e na utilização do uso do computador como tecnologia assistiva para estudantes com problemas motores poderem desenhar tecnicamente. 

De acordo com Maria Estela, “Desde que iniciei como servidora, procurei colaborar com a instituição em diversas atividades e funções. No gabinete, pretendo apoiar e assessorar a reitora para que ela possa implementar seu plano de gestão, a fim de elevar e levar o IFBA cada vez mais a servir a comunidade baiana”.

Pró-Reitor de Ensino: Philipe Murillo Santana de Carvalho 

philipe.jpg
Philipe Murillo Santana de Carvalho

Possui doutorado em história social, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestrado em história regional e local, pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), e graduação em história, pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). 

Está em atuação no IFBA desde 2009, com experiência no ensino de história na educação profissional. Também atuou no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), no período de 2016 a 2019, na coordenação geral ensino, no campus Ilhéus, e participou do congresso de criação do Projeto Pedagógico Institucional, em 2013. 

De acordo com Philipe, “Hoje, milhares de pessoas procuram o IFBA pela qualidade de sua educação profissional, que é o resultado dos esforços dos nossos servidores diariamente. Na Proen, nossa preocupação será constituir uma política educacional que compreenda o ensino como uma experiência formativa e criativa, que dinamize os currículos do ensino técnico e superior, com reflexão da prática educativa a partir dos problemas que enfrentamos (evasão, retenção, acesso, permanência etc.), dialogando com a comunidade acadêmica com transparência e democracia. Desta forma, esperamos cumprir a missão do IFBA de levar educação profissional pública e gratuita, socialmente referenciada aos baianos e aos brasileiros.” 

Pró-Reitora de Extensão: Nivea de Santana Cerqueira 

nivea.JPG
Nivea de Santana Cerqueira

Possui mestrado em educação, especialização em metodologia em educação física e esporte, e licenciatura em educação física, todos pela Uneb. 

Está em atuação no IFBA desde 2010, com experiência na área de estudos sobre as juventudes, coletivos juvenis, cotidiano e educação profissional. Também atuou como coordenadora da área de linguagens, códigos e suas tecnologias, no campus Camaçari, integrante da equipe colaboradora de acompanhamento pedagógico do Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, no período de 2013 a 2015, coordenadora do projeto de extensão Núcleo de Artes, Cultura e Mídia do IFBA, no campus Camaçari, com os projetos "Os Sertões: identidades, artes e narrativas” e "Projeto de Iniciação Esportiva do Campus Camaçari". 

De acordo com Nivea, “O desafio da extensão no IFBA é ter uma aproximação com a comunidade que nos permita processos formativos recíprocos. A partir do fortalecimento das coordenações de extensão dos campi, implantar a concepção de extensão tecnológica que considere a diversidade de arranjos produtivos, as características regionais, o potencial sociocultural e socioambiental baiano, as demandas das comunidades tradicionais, dos movimentos sociais e da própria comunidade acadêmica”. 

Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação: Jancarlos Menezes Lapa 

jancarlos.jpg
Jancarlos Menezes Lapa

Possui doutorado e mestrado em ensino, filosofia e história das ciências, pela UFBA, especialização em metodologia do ensino superior, pela Faculdade Batista Brasileira (FBB), e licenciatura em ciências com habilitação em física, pela UESC. 

Está em atuação no IFBA desde 2010, com experiência na área de física, com ênfase em ensino de física e formação de professores. Também atuou como coordenador acadêmico local do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), bem como na coordenação institucional do Programa de Residência Pedagógica no IFBA. 

De acordo com Jancarlos, "Em uma instituição centenária como o IFBA, um novo ciclo se inaugura no âmbito da pesquisa, da pós graduação e da inovação. O objetivo gestor coaduna com a missão institucional do fortalecimento  e da consolidação da produção de conhecimento e da qualificação de nossos quadros, amparados no compromisso de afirmação, da equidade e da ética. Esses são os meus votos, enquanto novo Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, por um IFBA mais forte e mais humano".

registrado em: