Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Membros da Comissão Interna de Supervisão (CIS) tomam posse e transição é iniciada
conteúdo

Membros da Comissão Interna de Supervisão (CIS) tomam posse e transição é iniciada

Eleitos(as) no final de 2019 pela comunidade de técnicos-administrativos em educação (TAE), integrantes da nova CIS foram empossados para um mandato de três anos.
por Bárbara Souza publicado: 19/05/2020 15h37, última modificação: 19/05/2020 17h29

Os novos membros da Comissão Interna de Supervisão (CIS) do Plano de Carreira dos Cargos Técnicos-Administrativos em Educação (PCTAE) foram empossados na última quarta-feira (13), em reunião virtual que contou com a participação da reitora do IFBA, Luzia Mota, signatária do termo de posse dos(as) novos(as) integrantes da Comissão. A reitora deu as boas-vindas aos novos membros da CIS e falou sobre a expectativa da Gestão do Instituto com o “trabalho fundamental” que a CIS desenvolve e da importância da relação entre a atuação da Comissão e a área de gestão de pessoas.

Criada pela lei 11.091/2005, a CIS-PCTAE é um órgão de assessoramento vinculado à Reitoria do IFBA, é composta por servidores(as) da carreira dos(as) técnicos-administrativos em educação, eleitos nominalmente para um mandato de três anos, como estabelece o Regimento Geral do IFBA.

Durante o encontro virtual, do qual participaram também as técnicas–administrativas Cacilda Ferreira e Andreia Santos Ribeiro Silva, integrantes da antiga CIS, foi iniciado o processo de transição. Andreia Ribeiro Silva avalia que essa transição é um “momento importante” para a carreira de TAEs. Ela considera que a nova comissão tem um desafio a ser cumprido: o “fortalecimento” da CIS no Instituto “para que as suas funções sejam de fato realizadas”.

“Os integrantes da antiga Comissão fizeram um relato de tudo o que eles fizeram, dos trabalhos já iniciados, das dificuldades que enfrentaram. Foi muito interessante porque a reunião funcionou como uma espécie de transição”, avalia Rubens Lucas, membro da nova CIS que tomou posse no último dia 13. Segundo ele, há informações documentais, que serão compartilhadas quando as atividades presenciais forem retomadas após a pandemia do novo coronavírus.  

Realizada em dezembro de 2019, a eleição teve como resultado a escolha de três membros, nomeados pela Portaria 1153 da Reitoria, datada de 11 de março de 2020: Antonio Rubens Oliveira Lucas, Cláudia Santos da Costa Nunes e Patrícia dos Santos Caldas Silva. Rubens Lucas, que recebeu a maior votação no pleito, explica que na consulta à comunidade para escolha de quem irá compor a CIS, são computados os votos de todos os(as) servidores técnico-administrativos de todos os campi do IFBA. Na eleição de 2019, foram computados 534 votos, informação que consta no Termo de Homologação publicado no dia 19/12/2019, no SEI.

Segundo Rubens Lucas, a CIS tem como “função precípua” a fiscalização, orientação, avaliação e acompanhamento da execução do plano de carreira dos servidores técnico-administrativos da Instituição. Através dessa avaliação, a Comissão propõe à Comissão Nacional de Supervisão do Plano de Carreira (CNS) alterações desse plano de carreiras, detalha Rubens.  Ele reitera que “o trabalho da CIS tem uma ligação muito próxima com a gestão de pessoas, especificamente os servidores técnico-administrativos”, por várias questões, entre elas o desenvolvimento de carreira, as avaliações, progressões, qualificações, “todos os elementos que compõem o plano de carreira dos servidores técnico-administrativos”.

Na próxima reunião, prevista para ocorrer nos próximos dias, os membros da CIS irão definir um plano de trabalho e também indicar o nome de quem assumirá a presidência da Comissão.