Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > MEC pesquisa substituição de aulas presenciais durante a Covid
conteúdo

MEC pesquisa substituição de aulas presenciais durante a Covid

publicado: 27/07/2020 09h19, última modificação: 27/07/2020 09h19

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do MEC, em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Organização Social vinculada ao MCTIC, está conduzindo uma pesquisa paraacompanhamento à efetivação das portarias nas instituições de ensino superior, no sentido de orientar as políticas regulatórias e de supervisão, notadamente durante o período de suspensão das atividades acadêmicas presenciais.

Estudantes e professores de todas as instituições de ensino superior das redes pública e privada que estavam matriculados ou lecionaram no primeiro semestre de 2020 em cursos presenciais, terão acesso a um questionário para contar suas experiências com as aulas nesta época de restrições e isolamento social, diante da circulação do novo coronavírus.

A iniciativa é um desdobramento da publicação da Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020, que trata da substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais durante a pandemia de Covid-19. O objetivo é entender a percepção dos alunos e professores sobre a nova rotina de aulas e estudos, bem como obter informações sobre as ferramentas e tecnologias utilizadas no caso das substituições ocorridas nos cursos presenciais com a utilização de TICs, além de utilizar as informações para melhorar as políticas regulatórias e de supervisão do sistema federal de ensino superior.

Foi criado um formulário específico para cada grupo: um para as instituições de ensino (para checar a adesão às aulas remotas e dados sobre evasão escolar, por exemplo), um para os professores e um terceiro para os estudantes – esses dois últimos têm perguntas a respeito da suspensão das aulas e da oferta de ferramentas adequadas para as aulas em meios digitais.

O MEC encaminhou o questionário para os e-mails de estudantes e professores cadastrado junto à instituição de ensino, contudo, caso não tenham recebido, é possível responder à pesquisa até o dia 31 de julho diretamente através dos links abaixo.

Estudante

Professor

registrado em: , , ,