Notícias
IFBA terá simpósio exclusivo em conferência internacional de mecânica, materiais e design
Sete artigos de professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) comporão o simpósio “Desenvolvimento de matérias-primas e estudos de design sustentável: Estudos de caso e experimentos”, que integrará a programação da 9th International Conference on Mechanics and Materials in Design, prevista para o segundo semestre de 2021, em Funchal, capital do arquipélago da Madeira, em Portugal.
O simpósio, que será um espaço exclusivo para trabalhos do IFBA, é um dos 16 que reunirão instituições de diversos países. Na oportunidade, Maurício Nascimento, Celton Barbosa e Isar Mattiello (do campus Brumado), Mirtânia Leão, Adriano Fortes e Aldemiro Palma (do campus Salvador), compartilharão com os participantes trabalhos interdisciplinares relacionados às áreas de Materiais compostos e avançados; Projeto mecânico e prototipagem; Aplicações de Engenharia Civil; Sistemas de energia e termofluido. As pesquisas envolvem: o desenvolvimento de novos materiais e de processos; o aproveitamento de resíduos na composição de materiais; a sustentabilidade na construção civil, através da concepção de projeto e da utilização de materiais sustentáveis; e métodos de análise e design de sistemas estruturantes e de transferência de força. Segundo Nascimento, que organiza o simpósio, “todos os temas abordados estão circunstanciados nas discussões científicas da atualidade. A busca por novos materiais e métodos produtivos, aperfeiçoamento das metodologias de análise, e pela sustentabilidade nos diversos setores da indústria são tópicos extremamente debatidos nas sociedades e na comunidade científica”, pontua.
A aprovação dos artigos foi comemorada pelo grupo de docentes que compõem junto aos estudantes do IFBA - Alberto Oliveira, Carlos França Junior, Felipe Santos, Michel Santos e Vitor Lacerda - e da Universidade Federal de Bahia (UFBA) - Victor Barbosa e Ana Claudia da Conceição - o Grupo de Pesquisa Compósitos Poliméricos e Cerâmicos (GCPC).
Para Maurício Nascimento, que é engenheiro civil e professor, com doutorado em energia e ambiente, a fase mais complexa da organização do simpósio foi reunir os trabalhos, em alinhamento ao nível e objetivos da conferência. “O apoio da professora Mirtânia, líder do GCPC, do qual eu e os professores Isar e Celton fazemos parte, foi fundamental. Integrarmos um mesmo grupo facilitou o desenvolvimento conjunto na reunião dos artigos que serão apresentados, e que têm a participação direta de todos os envolvidos no comitê, formado por alunos e professores da instituição. A colaboração do Departamento de Mecânica do campus Salvador, liderado pelo professor Pedro Cunha, dos professores Adriano, do Departamento de Civil e Adelmiro, do Departamento de Química, somaram à equipe, que através também da dedicação dos alunos envolvidos, tornaram possível a habilitação para a realização deste simpósio. É a prova cabal de que quando pessoas capazes e produtivas se unem em busca de um objetivo, tudo pode ser alcançado. A próxima etapa consiste em conseguir o apoio financeiro, para que o conhecimento produzido dentro desta instituição seja projetado mundialmente. Mas neste aspecto, tenho a certeza de que as lideranças que representam a instituição nos darão o apoio necessário, dado ao objetivo comum pela produção e divulgação do conhecimento, e mais ainda, como forma de incentivo à produção científica no país”, destaca Nascimento.
COMITÊ CIENTÍFICO INTERNACIONAL - A conferência, também chamada de M2D 2021, faz parte de uma série de conferências renomadas, que contam com a coordenação do Comitê Científico Internacional de Mecânica e Materiais em Design. A primeira delas ocorreu em 1996 e, desde a sua origem, os eventos preservam discussões voltadas aos avanços na mecânica, materiais, integridade estrutural e design, por meio da realização de palestras, fóruns, apresentações de trabalhos e outros espaços de troca de experiências. Estão envolvidos na sua realização: Portugal, Reino Unido, França, República Tcheca, Itália, China, Alemanha,Rússia, Polônia,Japão,Canadá, Cingapura, Estados Unidos, Espanha, Geórgia e Bélgica.O prazo para submissões de trabalhos se encerrará no dia 15 de dezembro. A conferência ocorrerá entre os dias 27 de junho e 1º de julho.
NOVOS HORIZONTES - Entre as repercussões da organização do simpósio e a participação no evento internacional, o fortalecimento da pesquisa realizada de forma integrada entre os campi do IFBA foi destacada pelo arquiteto e professor do campus Brumado, mestre em Habitação, Isar Mattiello: “Eu vejo este simpósio como uma grande possibilidade de apresentarmos a nossa visão de pesquisa, desenvolvida dentro da filosofia do IFBA multicampi, integrando as ações e abrindo portas para investimentos e parcerias em longo prazo em Pesquisa. Para a Instituição, é uma vitrine, uma forma de expor o que se produz. E para a Pesquisa em si, propiciará a discussão altamente qualificada das propostas, encaixando num contexto globalizado e extremamente dinâmico. O grupo como um todo se dedicou muito para produzir os documentos necessários para a qualificação junto ao evento. Para a nossa comunidade, a participação em um evento dessa importância certamente abrirá novos horizontes, incentivará ainda mais a pesquisa na Instituição”, vislumbra.
Para Mirtânia Leão, que é professora do campus Salvador, doutora em Ciência e Engenharia de Materiais, a organização do simpósio é uma oportunidade única para o IFBA. “Estamos não só participando, mas pela primeira vez organizando um evento internacional que vai levar o nome da Instituição para todo o Brasil e fora dele. Para o nosso grupo foi muito satisfatório termos todos os trabalhos aprovados, o que demonstra que estamos no caminho certo, e tenho certeza que é um incentivo para toda a comunidade acadêmica do IFBA. Outro fator importante neste grupo é a interdisciplinaridade, agregando professores de três departamentos, dois campi e alunos do IFBA e da UFBA. Além de divulgação de nossos trabalhos de pesquisa, isto vai ajudar na qualificação no nosso Mestrado de Materiais, do qual sou vice-coordenadora, e que acontecerá em breve, tendo a internacionalização da instituição como um dos itens mais importantes”, enfatiza.
A coordenadora da Assessoria de Relações Internacionais do IFBA (Arinter/Prodin), Paula Oliveira, também menciona a importância da internacionalização para o IFBA e a qualidade da Educação ofertada pelo Instituto. “O trabalho do professor Maurício e de outros docentes é altamente relevante e precisa de incentivo. Os professores são os maiores catalisadores da internacionalização. A Arinter é um meio. Nós assessoramos, apoiamos e até viabilizamos ações. Mas, é a comunidade, especialmente os docentes, que fazem a internacionalização de fato. A participação do IFBA na organização desta Conferência Internacional é um passo importante para a consolidação do nosso processo de internacionalização, especialmente considerando os potenciais frutos em termos do surgimento de parcerias apoiadas em projetos sólidos e em áreas estratégicas para o Instituto”, complementa.
Notícia relacionada: Professor do IFBA organiza simpósio de conferência internacional de mecânica, materiais e design