Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > IFBA recebe inscrições para Programa de Dupla Diplomação, em Portugal

IFBA recebe inscrições para Programa de Dupla Diplomação, em Portugal

por Helen Sampaio publicado: 05/02/2020 18h04, última modificação: 05/02/2020 18h09

A Assessoria de Relações Internacionais (Arinter), vinculada à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) recebe, entre os dias 7 e 10 de fevereiro, inscrições para a seleção de estudantes e egressos ao Programa de Dupla Diplomação, ofertado em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB).

Podem se inscrever estudantes com idade mínima de 18 anos, regularmente matriculados e/ou egressos dos cursos de graduação do IFBA em Engenharia Civil, dos campi Vitória da Conquista e Eunápolis, Engenharia Elétrica, campi Salvador, Vitória da Conquista e Paulo Afonso, Engenharia Mecânica, campi Salvador e Simões Filho e Engenharia Química, do campus Salvador. Ao todo, são ofertadas quatro vagas, sendo uma para cada curso.

As inscrições serão realizadas através do envio da documentação exigida no edital aos e-mails: international@ifba.edu.br e ifbahiainternational@gmail.com, sendo necessário que o assunto siga o formato: NOME_SOBRENOME_IPB_DP_2020.

O programa de mobilidade internacional tem duração de 12 meses. Ao término, os estudantes possuirão dois diplomas (um de cada instituição) nos níveis de graduação ou mestrado, levando em consideração os diferentes sistemas educativos e tempos de duração dos cursos.

Este é o primeiro programa de dupla diplomação ofertado pelo IFBA, que já oferece a mobilidade internacional tradicional, através de outro acordo com o instituto português (para estudantes e professores) e de outras seleções, como a do Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP - Canadá) e chamadas internas para visitas técnicas e culturais.

A parceria

O IFBA assinou o acordo de cooperação com o IPB para viabilizar programas de dupla diplomação, em 2019. Na ocasião, a coordenadora da Arinter, Paula Oliveira, pontuou que a conquista era um passo importante para a internacionalização do Instituto. “Para os estudantes, é a possibilidade de vivência internacional e a aquisição de um diploma com validade em toda a comunidade europeia; para a Instituição, o acordo prevê a realização de trabalhos, estágios e dissertações, a partir da cooperação entre professores e pesquisadores das duas instituições, por meio de coorientações e projetos de pesquisa e extensão conjuntos”.

Notícias relacionadas: IFBA formaliza acordo com o Instituto Politécnico de Bragança para programas de dupla diplomação