Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > IFBA promove Encontro Mulheres da Bahia: vozes que ecoam
conteúdo

Notícias

IFBA promove Encontro Mulheres da Bahia: vozes que ecoam

por Helen Sampaio publicado: 05/03/2020 15h03, última modificação: 01/04/2020 17h48

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) realizará, na próxima segunda-feira (9), o Encontro Mulheres da Bahia: vozes que ecoam, a partir das 18h, no Auditório 2 de Julho, na Reitoria.

Participarão da discussão, as pesquisadoras do IFBA, Cacilda Reis e Marcilene Garcia de Souza e as jornalistas Jessica Senra e Rita Batista, personalidades que têm contribuído para a difusão de informações, o debate e as ações na defesa pelos direitos e conquistas das mulheres. O evento é aberto ao público e as vagas são limitadas. As inscrições serão realizadas, presencialmente, a partir das 17h.

QUATRO VOZES QUE ECOAM:

CACILDA FERREIRA DOS REIS - Mestre em Política Social pela Universidade de Brasília (Unb). Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador, tem especialização em Elaboração de Projetos de Intervenção Social, pela PUC-Minas e em Serviço Social e Política Social pela UnB.  É professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais (PPGCHS) da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB) e líder do Grupo de Pesquisa Nego Dágua: pesquisas interdisciplinares do Oeste da Bahia. Atua como assistente social do IFBA desde 1994.

JESSICA SENRA - Jornalista e apresentadora do Bahia Meio Dia, da TV Bahia, tem se notabilizado por seus comentários contextualizados e contundentes, especialmente nas questões relacionadas a gênero e respeito aos direitos humanos. Em 2019, participou do rodízio de apresentadores em celebração pelos 50 anos do jornal Nacional, da Rede Globo. A boa repercussão da sua participação no projeto JN50 rendeu bons frutos: Jessica foi escolhida para entrar no rodízio fixo do programa, participando dos plantões do JN. A repercussão foi tamanha que a hashtag #JessicaSenraNoJN entrou nos Trending Topics, ficando entre os assuntos mais falados do Twitter. Também em 2019, foi aprovada no mestrado em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia.

MARCILENE GARCIA - No dia 9 de março, a professora Marcilene Garcia de Souza assume a Diretoria Sistêmica de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (DPAAE), cuja criação foi aprovada em fevereiro deste ano pelo Conselho Superior do IFBA (Consup). Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), mestre em Sociologia pela UFPR e especialista em Culturas Africanas e Relações Interétnicas na Educação Brasileira, Marcilene Garcia é pesquisadora do IPAD Brasil (Instituto de Pesquisa da Afrodescendência) e pesquisa relações raciais no Brasil. Entre 2013 e 2014, foi coordenadora geral da Diretoria de Ações Afirmativas da Secretaria Municipal de Igualdade Racial do Município de São Paulo (SMPIR-SP). No IFBA, é professora das disciplinas Sociologia e Educação das Relações Etnicorraciais e coordena a pós-graduação em Estudos Etnicorraciais.

RITA BATISTA - Com 17 anos de carreira, a profissional de rádio, tv e palco, sempre esteve comprometida com o combate ao racismo, sexismo e intolerâncias de toda ordem. Do jornalismo ao entretenimento, das redes sociais à tela da TV local e nacional, nas ondas do rádio, nas apresentações pelo país sempre com olhar altivo. Nas redes sociais, é umas das personalidades mais influentes e tem forte atuação na defesa dos direitos humanos, aos direitos das mulheres e da população negra.

 Notícia relacionada: Diretoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis é aprovada pelo Consup