Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > IFBA lança revista acadêmica na área das Ciências Humanas

IFBA lança revista acadêmica na área das Ciências Humanas

por Jamile Teixeira publicado: 22/12/2020 13h34, última modificação: 18/01/2021 13h54

cover_issue_47_pt_BR.jpgO Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Humanidades (NEPEH) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) publicou a primeira edição da revista acadêmica Artífices. Iniciativa de um conjunto de servidores, do campus Salvador, interessado em ampliar os espaços de divulgação dos trabalhos na área das Ciências Humanas, o periódico tem como objetivo publicar pesquisas e estudos inéditos, bem como materiais de apoio didático na área.

O nome Artífices é uma homenagem ao IFBA e à tradição de formar pessoas e contribuir para o desenvolvimento da sociedade baiana, desde a sua origem, em 1910, como primeira Escola de Aprendizes e Artífices, na cidade de Salvador.

O professor e pesquisador, Wagner Vinhas, coordenou os trabalhos de elaboração do projeto e explica a importância dessa publicação: “O lançamento da revista em Humanidades produz um impacto imediato sobre a visibilidade da produção das humanidades nos diversos campi, bem como amplia a relação do IFBA com outras instituições de pesquisa e ensino da rede pública e privada”. Nomeado editor-chefe, Vinhas, junto com a comissão editorial, organizou o primeiro volume. O pesquisador aponta que [a revista] "consiste em um espaço para divulgação de ideias e pesquisas em andamento, bem como aquelas que já estão consolidadas. Trata-se de um meio de promoção para pesquisadores e centros de pesquisa emergentes e consolidados e, cujo foco da investigação articule as temáticas da educação, do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura. É uma forma de democratizar os conhecimentos produzidos sobre a sociedade baiana e brasileira, trazendo temas de relevância para o desenvolvimento institucional, social, bem como para o mundo do trabalho, para a produção científica e tecnológica”, conclui.

Com periodicidade anual, a revista Artífices vai colaborar com o compromisso social da educação pública, através do debate crítico-científico de questões que atingem a população. O periódico interdisciplinar vai publicar por meio de fluxo contínuo e de chamada temática de publicação. Diversos pesquisadores contribuíram com reflexões em torno da temática escolhida para o primeiro volume, intitulado: “Leituras do Brasil contemporâneo".

Conheça a revista Artífices aqui.

Comunicação – Campus Salvador