Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > IFBA inaugura o Repositório Institucional (RI) no 1º Congresso da PRPGI

IFBA inaugura o Repositório Institucional (RI) no 1º Congresso da PRPGI

por Janaina Marinho publicado: 14/11/2020 00h34, última modificação: 14/11/2020 00h34

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) inaugurou o Repositório Institucional (RI) na última quinta-feira, 12, durante o 1º Congresso da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.

“ É um equipamento muito importante numa instituição como a nossa, que tem mais de 100 anos de existência, e está atrelado ao ensino, à pesquisa e à extensão. Mais do que nunca a nossa produção acadêmica precisa ser socializada com a comunidade. O Repositório Institucional é pra gente uma conquista muito importante nesse primeiro ano de gestão”, explicou Jancarlos Menezes Lapa, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA.

O Repositório Institucional vai disponiblizar a produção técnica, científica e cultural do IFBA através do link http://www.repositorio.ifba.edu.br/jspui/ . A plataforma permite que a produção institucional seja disseminada eletronicamente possibilitando a leitura e impressão de textos.

Todos os estudantes e servidores poderão disponibilizar suas obras. Serão aceitas, no Repositório: produção bibliográfica (aquela já publicada em outros meios), como artigos, trabalhos de anais de eventos e livros; produção técnica, como softwares, relatórios de pesquisa e material didático e instrucional; produção cultural, como obra de artes visuais, arranjo musical e programa de rádio e TV; além de trabalhos finais e parciais de curso, como trabalhos de conclusão de cursos, monografias de especialização e exames de qualificação de doutoramento.

A inserção das obras será feita por autoarquivamento e passará por validação do responsável da biblioteca de cada campus ou por avaliador ad hoc. Já no caso dos trabalhos de conclusão de curso serão entregues na biblioteca pela coordenação de cada curso e posteriormente inseridos no RI. Para publicar é necessário ver o anexo do fluxo de submissão, no Regulamento do Repositório.