Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Campus Eunápolis realiza doação de protetores faciais aos centros de saúde da região

Notícias

publicado: 15/06/2020 16h20, última modificação: 15/06/2020 16h22

WhatsApp Image 2020-06-10 at 1.30.01 PM.jpegNeste momento em que o mundo sofre com a pandemia do novo Coronavírus o IFBA Eunápolis exerce a responsabilidade social enquanto instituição educacional por meio de ações que buscam somar esforços no combate à Covid-19 no Extremo Sul da Bahia. Dessa forma, O Instituto realizou a entrega dos primeiros Face Shields aos centros de saúde de Eunápolis, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Itamaraju na última semana.

A ação aconteceu por meio do projeto de extensão Eu na Robótica, coordenado pelos professores Flávio Costa e Aldo Silva e executado por uma equipe de servidores e estudantes bolsistas em uma parceria firmada com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI-BA) que disponibilizou 200 viseiras de acetato ao IFBA. A partir daí, com uma impressora 3D, foi realizada a primeira etapa da produção dos protetores faciais que foram destinados, gratuitamente, aos profissionais de saúde e de limpeza que estão na linha de frente contra a Pandemia buscando auxiliar na redução do número de pessoas contaminadas pela Covid-19.

Um dos centros a receber os equipamentos de proteção foi a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália “A atenção à Saúde Indígena no Brasil é vinculada e responsável pelo subsistema de saúde Indígena que é um braço do SUS responsável pela saúde dessa população. Essa parceria do IFBA com possibilidade de fortalecer o processo de transformação social é essencial e muito importante na atuação de equipamentos de proteção individual no sentido de fortalecer a atuação de enfrentamento ao novo coronavírus”, pontuou o professor da área de saúde do IFBA Eunápolis, Luciano Rodrigues Reis, que atualmente está desenvolvendo a pesquisa de doutorado com as comunidades Indígenas. Além da SESAI, o Hospital Regional de Eunápolis e a Secretaria Municipal de Saúde de Itamaraju, também receberam os equipamentos.

WhatsApp Image 2020-06-05 at 11.20.59 AM.jpegA equipe executora do projeto afirmou que pretende chegar a 335 unidades dos equipamentos de proteção por meio da liberação de recursos do IFBA via edital 11/2020 que apoia financeiramente projetos de pesquisa e extensão para prevenção e enfrentamento da Covid-19 “Nós temos a expectativa de produzir um pouco mais de 300 protetores faciais com materiais financiados de editais e doação de empresas parceiras. As atividades do projeto não podem parar, mesmo durante a pandemia. O IFBA por meio do projeto Eu na Robótica, tem o dever de atender a comunidade cumprindo o papel de responsabilidade social, o que não deixa de atender um de seus objetivos: difundir e popularizar a Robótica Educacional no extremo sul da Bahia”, explicou o professor Flávio Costa, um dos executores do projeto e Coordenador de Extensão do campus.

Flávio ainda ressaltou a forma de trabalho e de como essa é uma ação conjunta entre professores e estudantes do IFBA de Eunápolis, que estão trabalhando em grupos de forma remota, atentos aos protocolos de isolamento social, buscando ainda viabilizar outras parcerias com a adesão de empresas e instituições públicas com o fim de manter uma produção contínua dos protetores faciais “É importante ressaltar que os protetores faciais produzidos (e os que serão produzido) contam com a participação multidisciplinar de professores (Aldo José Conceição da Silva- um dos coordenadores do projeto e professor de Matemática; Clebiane Santos da Silva - professora de Língua Portuguesa; Eliana Costa Sausmickt - professora de Língua Portuguesa, Marlécia Ferreira Sanders-professora de Informática; Catharine Pereira Brandão - professora do curso de Engenharia; Laura Elizabeth Ferreyra-professora de Língua Espanhola e Marco Antônio Paranhos Silva - professor de Informática) e alunos(a)s voluntários(a)s de diferentes cursos do IFBA campus Eunápolis”, finalizou.

Comunicação – Campus Eunápolis

registrado em: , , ,