Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > IFBA cria Comitê Gestor de Educação a Distância

IFBA cria Comitê Gestor de Educação a Distância

Também foram constituídos grupos de trabalho para, entre outras ações, viabilizar a criação do Ambiente Virtual de Aprendizagem institucional, a ser disponibilizado para todos os 22 campi do Instituto.
publicado: 31/07/2020 12h06, última modificação: 31/07/2020 12h06

A Reitoria do Instituto Federal da Bahia (IFBA) criou, por meio da Portaria 2116, de 5 de junho de 2020, o Comitê Gestor de Educação a Distância (CGEAD) para a elaboração e promoção da política institucional de EaD no âmbito do IFBA.

O objetivo do CGEAD é acompanhar a política e as diretrizes para implementações de ações para o desenvolvimento de cursos e programas de Educação a Distância nas áreas de ensino, extensão e pós-graduação. Os membros do Comitê deverão colaborar com pareceres e proposições de apoio ao planejamento tático e operacional, orientação, execução, supervisão e avaliação das ações administrativas e didático-pedagógico, para os programas e cursos ofertados na modalidade a distância.

Inicialmente, o CGEAD será composto por diretores(as) ou representantes das pró-reitorias de Ensino, de Extensão e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, bem como pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), pelas coordenações institucionais dos Programas Universidade Aberta do Brasil (UAB - CAPES) e do Mediotec (associado à Rede E-TEC). Também fazem parte deste comitê as diretorias e setores responsáveis pela gestão de Educação a Distância dos campi Salvador, Eunápolis e Ilhéus.

De imediato, foram constituídos Grupos de Trabalho do CGEAD para a elaboração de um Regimento sobre a institucionalização da EAD e para a criação do Ambiente Virtual de Aprendizagem institucional, com a instalação do Moodle a ser disponibilizado para todos os campi do IFBA até agosto de 2020.

Para o pró-reitor de Ensino, Philipe Murilo, a criação do Comitê Gestor “é um passo importante na elaboração, acompanhamento e execução das atividades de Educação a Distância no IFBA, de forma que poderemos potencializar as ações dos Programas UAB e Rede E-Tec, bem como também desenvolver nossa própria oferta institucional de cursos a distância”.