Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > EXTENSÃO: IFBA abre seleções para bolsas de iniciação, para apoio financeiro e de avaliadores de projetos

Notícias

Ao todo, são quatro editais e duas chamadas públicas, lançadas para o fomento de ações de extensão no IFBA, que contemplam estudantes, servidores/as docentes e técnico-administrativos e estão em acordo com o Plano de Contingência Institucional. As inscrições ocorrem no mês de setembro.
por Helen Sampaio publicado: 04/09/2020 17h31, última modificação: 04/09/2020 17h33

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com editais abertos para bolsas de iniciação à extensão para estudantes do ensino superior e do ensino médio e para apoio financeiro aos projetos de extensão e projetos de atendimento às populações vulneráveis e comunidades tradicionais.

Os editais de bolsas visam estimular estudantes dos cursos técnicos de nível tecnológico e superior e dos técnicos de nível médio, nas formas integrada e subsequente, a aprimorarem suas formações culturais e científicas, participando das atividades de extensão profissional, orientados por servidores/as docentes ou técnico-administrativos.

Ao todo, serão concedidas 97 bolsas de iniciação à extensão, com duração de cinco meses e valores mensais de R$400,00 para a modalidade superior e R$300 para a de ensino médio, correspondentes às cargas horárias de 20h e 12h.

As submissões de propostas devem ser enviadas, até o dia 14 de setembro, via Sistema Unificado da Administração Pública (SUAP), pelas pessoas responsáveis pela orientação do projeto.

As seleções ocorrerão em duas etapas: Análise técnica da Proex; Análise por avaliadores, que serão selecionados por meio de chamada pública.

O resultado preliminar dos projetos inscritos será divulgado no dia 15 de setembro. Os planos de trabalho iniciarão no dia 7 de outubro.

Edital de bolsas de iniciação à extensão para o Ensino Superior – PIBIEX-ES – nº 06/2020 (formato. PDF, tamanho 3,1 MB)

Edital de bolsas de iniciação à extensão para o Ensino Médio – PIBIEX-EM - nº 07/2020 (formato.PDF, tamanho 2,2 MB)

APOIO FINANCEIRO AOS PROJETOS DE EXTENSÃO – Com o objetivo de apoiar ações de extensão voltadas ao atendimento de demandas sociais, em todo o estado da Bahia, e promover o desenvolvimento e inclusão social, inclusive, para as populações em situação de vulnerabilidade socioeconômica e comunidades tradicionais, a Proex recebe, até o dia 21 de setembro, propostas de projetos de extensão para os editais nº08/2020 e nº 09/2020, que atendem às ações e processos contidos no Plano de Contingência do IFBA.

As propostas, que podem contemplar as modalidades de projeto, curso, evento e prestação de serviço, devem ser submetidas por servidores/as docentes ou técnico-administrativos com vínculo empregatício em regime de 40h ou Dedicação Exclusiva, via Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), sendo necessário que elas estejam enquadradas em uma das seguintes áreas temáticas: Comunicação; Cultura; Direitos Humanos e Justiça; Educação; Meio Ambiente; Saúde; Tecnologia e Produção; Trabalho.

Serão selecionadas 11 propostas por edital, sendo destinado a cada proposta o valor máximo de R$8.000, com recursos para custeio e pagamento de bolsas aos/às estudantes bolsistas, que receberão os valores mensais de R$ 250,00, para o ensino médio, e R$ 400,00 para ensino superior.

O resultado preliminar dos projetos inscritos será divulgado no dia 22 de setembro.

Edital de apoio financeiro a projetos de extensão para atendimento a populações vulneráveis e comunidades tradicionais - nº08/2020 (formato. PDF, tamanho 509 KB)

Edital de apoio financeiro a projetos de extensão - nº 09/2020 (formato. PDF, tamanho 506 KB)

SELEÇÕES DE AVALIADORES – Para avaliar as propostas submetidas aos editais de iniciação à extensão e de apoio financeiro aos projetos, a Proex selecionará servidores/as docentes e técnico-administrativos do IFBA, através de formação do banco de avaliadores.

As inscrições ocorrem via preenchimento de formulário on-line. Para atuação nos editais de iniciação, o prazo termina no dia 18 de setembro. Já para atuação nos editais de apoio financeiro, no dia 24 de setembro.

Para se candidatar, é necessário possuir titulação mínima de mestre, com formação relacionada às áreas temáticas constantes nos editais e não estar concorrendo com proposta submetida ao edital em questão. Não haverá remuneração ou redução da carga horária de aulas em decorrência da atividade. Serão disponibilizados certificados após o final do processo de avaliação dos projetos.

Formulário de inscrição no Banco de avaliadores para os editais de Iniciação à Extensão - Chamada Pública nº03/2020

Formulário de inscrição no Banco de avaliadores dos editais de apoio financeiro - Chamada Pública nº 04/2020

Chamada Pública para formação de banco de avaliadores das propostas submetidas aos editais de bolsas de iniciação à extensão para o ensino médio e ensino superior -nº03/2020 (formato. PDF, tamanho 116 KB)

Chamada Pública para formação de banco de avaliadores das propostas submetidas aos editais para apoio financeiro a projetos de extensão - nº 04/2020 (formato. PDF, tamanho 118 KB)

Mais informações sobre os editais e chamadas públicas podem ser obtidas pelo e-mail edital-proex.rei@ifba.edu.br ou na página da Proex.