Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Estudantes do IFBA têm projetos de lei aprovados e concorrem ao posto de 'jovem deputado' na Câmara Federal

Gabriel Ribeiro e João Victor Santos, do Campus Santo Amaro, tiveram seus projetos pré-selecionados para o programa Parlamento Jovem Brasileiro e disputam vaga para viver, durante cinco dias, uma experiência parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília
publicado: 11/08/2020 11h14, última modificação: 11/08/2020 11h14

Os estudantes Gabriel Santos Ribeiro (camisa azul), do 1º ano e João Victor de Jesus Santos, do 3º ano, ambos do curso de Informática na forma integrada, do IFBA Campus Santo Amaro, tiveram seus projetos de lei pré-aprovados para participar do Parlamento Jovem Brasileiro e estão na disputa por um mandato de uma semana na Câmara dos Deputados, em Brasília.

O Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é programa de Educação para Democracia, promovido pela Câmara dos Deputados, “que anualmente oferece a estudantes do ensino médio de todo o país a oportunidade de simular a jornada de trabalho dos deputados federais”, como explica texto disponível no site da Câmara. Durante cinco dias, os jovens selecionados vivem a experiência de tomar posse e exercer o mandato como deputados na Câmara Federal. Os jovens deputados vivenciam o papel de parlamentares, participando de debates, votando os projetos de lei apresentados e fazendo relatos.

Os estudantes do IFBA Santo Amaro elaboraram individualmente projetos de lei com temas de relevância que foram julgados pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia e estão entre os pré-selecionados que vão concorrer a uma das seis vagas da fase final para o Estado da Bahia.

“Criado pela Resolução nº 12/2003 da Câmara dos Deputados, e regulamentado pelo Ato da Mesa nº 49/2004, o PJB se propõe também a ser ferramenta pedagógica nas escolas, proporcionando discussão de temas como política, cidadania e participação popular. Enquanto os professores e estudantes se engajam no processo de elaboração de projetos de lei para o PJB, são criadas múltiplas oportunidades de reflexão em sala de aula. Os jovens podem aprender mais sobre sua realidade, com a busca de soluções para os problemas existentes e o entendimento das responsabilidades de governos, organizações e cidadãos”, informa o texto de apresentação sobre o programa.

Com informações do Campus Santo Amaro e do site da Câmara dos Deputados.