Estudantes do IFBA conquistam medalhas em Olimpíada Nacional de História
Quatro equipes dos campi Salvador, Santo Amaro, Seabra e Porto Seguro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) conquistaram no último domingo (22) medalhas de ouro, prata e bronze na 12ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), que este ano, por conta da pandemia da Covid-19, aconteceu de modo totalmente on-line.
O campus Salvador teve duas equipes finalistas e ambas foram premiadas: enquanto “Grécia XXI”, formada por Íris Matos Silva, Raíssa Anjos Silva e Rebeca Félix do Nascimento e orientada pela professora Vera Nathália de Tarso, conquistou medalha de ouro enquanto “Mahins”, integrada por Giulia Beatriz Afonso, Greisson de Souza dos Santos e Maria Paula Mendes e orientada pela professora Lais Viena, conquistou a medalha de prata.
A equipe “Inquiridores da História” também foi uma das vinte medalhistas de ouro no evento, que iniciou com 17,4 mil equipes de todo o país. Composta pelos estudantes Kézia Santos Mendes, Jean Anderson Hugo Jesus Santos e João Vitor Conceição Araújo, sob orientação do professor Bruno de Oliveira Moreira, do campus Santo Amaro, que este ano inscreveu nove equipes na ONHB.
Ao longo dos últimos anos, o IFBA tem crescido a sua participação no evento, a exemplo do campus Porto Seguro que desde 2018 aumentou o número de equipes que chegam à etapa final da Olimpíada. Se naquele ano tiveram uma representante, em 2020 três equipes foram classificadas, sendo a “Inaiá”, formada por Ana Beatriz Silva Santos, Julyana dos Santos Alves e Wislan Nedley Souza Silva, sob a tutela da professora Ivaneide Almeida da Silva, ganhadora da medalha de prata na competição.
Para completar o pódio, a medalha de bronze veio do campus Seabra, com a equipe "Circuito Verde", constituída por Aline de Novais Brandão, Tamara Conceição dos Anjos e estudante Yron Souza e Souza, sob orientação da professora Eliana Evangelista Batista.
Durante a competição, a região Nordeste levou maior número de medalhas. Entre as 90 distribuídas, 64 foram para a região. Na final participaram 421 equipes de todos os estados brasileiros, totalizando cerca de 1,6 mil participantes. Ao todo, foram entregues 40 medalhas de bronze, 30 de prata e 20 de ouro.
A Bahia foi o estado com maior número de medalhistas, com 18 equipes premiadas. O segundo estado com mais medalhistas foi São Paulo (16 grupos) seguido de Pernambuco (14), Rio Grande do Norte (13), Ceará (12), Minas Gerais (7), Sergipe (4), Piauí (2). Já Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro e Roraima levaram uma medalha cada. Além dos campi já citados, o IFBA também teve equipe finalista no campus Eunápolis, que recebeu o certificado de menção honrosa pelo bom desempenho no evento.
ONHB
A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão desenvolvido pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e tem apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade, com a participação de docentes, mestrandos e doutorandos. Anualmente mobiliza estudantes de todo o país para responderem questões e realizarem tarefas relacionadas aos conteúdos e debates historiográficos. Podem participar do processo, estudantes dos 8º e 9º ano do Fundamental e de todos os anos do Ensino Médio. Ao longo de seis semanas, os estudantes realizaram as atividades de maneira on-line, sob orientação do professor. É possível assistir à cerimônia de premiação clicando aqui
Com informações dos campi Salvador, Santo Amaro, Seabra e Porto Seguro