Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Estudantes do IFBA conquistam 37 medalhas em Olimpíada de Astronomia e Astronáutica
conteúdo

Estudantes do IFBA conquistam 37 medalhas em Olimpíada de Astronomia e Astronáutica

O bom resultado veio dos campi: Barreiras, Camaçari, Ilhéus, Irecê, Porto Seguro, Salvador, Seabra e Vitória da Conquista.
por Iali Moradillo publicado: 23/12/2020 14h53, última modificação: 18/01/2021 13h53

Estudantes de 8 campi dos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) conquistaram um total de 37 medalhas na edição 2020 da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Nosso quadro de medalhas ficou assim: 16 ouros, 16 pratas e cinco bronzes.

O campus recordista foi o Salvador. Com um total de 10 medalhas (três ouros, seis pratas e um bronze). Uma dessas medalhas foi garantida por Mariana Borges, que contou que que se sentia insegura para participar da OBA, mas decidiu, por diversão, que participaria. “Apesar de estar bem nervosa no dia da prova, já pensando que se não soubesse nada iria chutar tudo, vi logo nas primeiras questões que a olimpíada não era conteudista e a partir das instruções na pergunta era fácil resolvê-las. Imagine minha surpresa ao abrir o site do resultado, já esperando receber apenas o certificado de participação e descobrir que ganhei ouro?” A estudante comemora: “Acho que é uma conquista bem importante, tanto para mim que finalmente consegui ser medalhista [...] quanto para outras meninas que possam ser inspiradas a serem figuras presentes em olimpíadas acadêmicas, especialmente nas de exatas, que hoje são campos, majoritariamente, masculinos. Sei que, pelo menos, uma menina, a minha irmã mais nova, está bem feliz e orgulhosa dessa medalha”, conclui a estudante.

 Outro campus com bons resultados foi Barreiras, que além das sete medalhas conquistadas na OBA, também teve bons resultados na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), evento que aconteceu em paralelo à Olimpíada e que contou com lançamentos de foguetes reais (os vídeos foram gravados previamente). Nesta modalidade, as duas equipes inscritas do Campus ganharam medalhas de ouro por lançarem foguetes acima de 155 metros de alcance.

A OBA é realizada anualmente  pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) que por objetivo fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e Ciências afins. Em 2020, por causa da pandemia da Covid-19, a Olimpíada aconteceu de forma on-line, entre os dias 12 e 13 de novembro. O resultado foi divulgado no último dia 14. Na prova, os participantes tiveram que responder a sete questões de Astronomia e três de Astronáutica, que relacionavam temas como: Lei da Gravitação Universal, fases da lua, origem do universo, mapa de constelações, posicionamento solar nas estações do ano e posições e brilho das estrelas

 

Quadro de Medalhas do IFBA - OBA

CAMPUS

Barreiras

Camaçari

Ilhéus

Irecê

Porto Seguro

Salvador

Seabra

Vitória da Conquista

OURO

3

4

1

1

1

3

2

1

PRATA

4

 -

 -

 -

1

6

2

3

BRONZE

 -

 -

 -

2

1

1

 -

1

Total

7

4

1

3

3

10

4

5

 

Quadro de Medalhas do IFBA – MOBFOG

 

CAMPUS

Barreiras

Salvador

OURO

2

0

PRATA

2

3

BRONZE

 -

 -

Total

4

3

 

Quadro de Medalhas do IFBA - OBA

CAMPUS

Barreiras

Camaçari

Ilhéus

Irecê

Porto Seguro

Salvador

Seabra

Vitória da Conquista

OURO

3

4

1

1

1

3

2

1

PRATA

4

 -

 -

 -

1

6

2

3

BRONZE

 -

 -

 -

2

1

1

 -

1

Total

7

4

1

3

3

10

4

5

 

Quadro de Medalhas do IFBA – MOBFOG

CAMPUS

Barreiras

Salvador

OURO

2

0

PRATA

2

3

BRONZE

 -

 -

Total

4

3

 

 

registrado em: , ,