Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Estudantes do campus Salvador conquistam mais de 40 medalhas em competições de matemática

por Henrique Soares publicado: 23/12/2020 15h05, última modificação: 23/12/2020 15h05

Mesmo com os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus e o isolamento social recomendado pelas autoridades de saúde, estudantes do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) conseguiram conquistar em 2020 posições de destaque em cinco competições, alcançando 47 medalhas e 21 classificações para fase final que ainda ocorrerá. Os resultados foram divulgados entre os meses de maio e dezembro.

O mais recente foi o de três  estudantes que alcançaram medalhas no International Youth Math Challenge (IYMC). As duas de prata ficaram com os estudantes de mecânica David Wesley dos Santos e Matheus Rebouças. Já Yan dos Santos, estudante de química, alcançou a medalha de bronze. O resultado foi comunicado à instituição na última terça-feira (15) pela coordenação da IYMC, competição online considerada uma das maiores na área de matemática e que conta com a participação de estudantes de todo o mundo.

De acordo com Acelio Rodrigues, professor responsável pela preparação dos estudantes, neste ano foram 26 medalhas de ouro e 10 medalhas de prata e 11 medalhas de bronze, além de duas menções honrosas nas competições IYMC, 6ª Copa Brasil de Matemática, Olimpíada de Matemática do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFOMAT) e Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF). Já na Olimpíada Nacional de Ciência (ONC) foram 21 classificados para a segunda fase, que acontece no próximo dia 22 de janeiro.

Acelio destaca que entre os premiados estão dois alunos do campus Eunápolis que participaram das competições com os estudantes do campus Salvador. Caio Monteiro e Arthur Sambrano ganharam ouro na 6ª Copa Brasil e Caio se classificou para a fase final da ONC.

Treinamentos na pandemia e Polo Olímpico

Rodrigues lembra que antes da pandemia os  treinamentos aconteciam às sextas feiras das 12h20 às 13h20. Com o início do isolamento social, o tempo dedicado aos treinamentos aumentaram. Eles passaram a acontecer até o mês de junho sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h às 20h, por meio da plataforma zoom.

Além das medalhas, a matemática do campus Salvador também alcançou uma grande conquista em 2020. É que em março o campus se tornou Polo Olímpico de Treinamento Intensivo (POTI) do Instituto de Matemática Pura e Aplicada. Na Bahia, somente são POTI os campi Salvador e Porto Seguro do IFBA.

Acelio informa que o POTI no campus Salvador funcionará aos sábados e vai receber estudantes que se destacam em matemática nas escolas públicas e privadas de Salvador e cidades vizinhas. “A gente vai receber estudantes de outras escolas particulares e públicas mas quando for competir em olimpíadas, cada um vai competir por sua escola. É um aprofundamento em matemática dos estudantes que se destacam em olimpíadas anteriores”, explica. As atividades do POTI terão início quando as condições sanitárias permitirem o retorno das atividades presenciais.

Confira: Medalhistas e classificados - Desempenho em 2020