Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Encontro debate atuação de profissionais de Libras; inscrições abertas

Encontro debate atuação de profissionais de Libras; inscrições abertas

por Henrique Soares publicado: 24/09/2020 13h19, última modificação: 24/09/2020 13h19

Se você tem curiosidade em se informar sobre possibilidades profissionais na área da Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderá participar do “II Encontro Baiano de Tradutores, Intérpretes e Guias-Intérpretes de Língua de Sinais: Prática Profissional em Diferentes Contextos e Áreas de Atuação - Edição Virtual”, que acontecerá de 28 de setembro a 2 de outubro e será transmitido por meio do canal da TV IFBA no YouTube, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA).

A área de tradução e interpretação para Libras está em ascensão e o mercado vem necessitando de mais profissionais. A afirmação é do professor do IFBA Erivaldo Marinho, coordenador do evento. Ele pontua que, durante a pandemia, os profissionais TILSP (Tradutor Intérprete de Língua de Sinais/Língua Portuguesa) ficaram ainda mais em evidência por causa das lives de shows musicais realizadas pela internet.

“A demanda de intérpretes é grande, principalmente no âmbito educacional. Entretanto, a cada dia áreas de atuação ainda pouco discutidas têm tido a presença de pessoas surdas, tais como: saúde, serviços públicos, cultura e lazer, serviços de radiodifusão de sons e imagens, como programas de TV, cinema, além de congressos, conferências e de concursos e processos seletivos”, explica Marinho, que além de professor e tradutor intérprete de Libras é também doutorando em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas na página do evento. Os cinco dias do Encontro, também voltados para profissionais e o público em geral, reservam mesas-redondas, minicursos e debate. Os inscritos terão direito a certificado.

Com o tema “Prática profissional em diferentes contextos e áreas de atuação”, o objetivo da ação é debater características, desafios, práticas e perspectivas da atuação dos tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras). De acordo com Erivaldo, o contexto educacional é atualmente a área com maior abertura de oportunidades profissionais para tradutores e intérpretes de Libras e por isso as discussões sempre foram mais voltadas para essa área. “Entretanto, características, desafios, práticas e perspectivas têm emergido em diferentes contextos de atuação dos TILSP, como por exemplo: âmbito jurídico-policial, médico-clínico, atuação em contextos culturais, envolvendo shows, lives, peças de teatro, dentre outros. Além da presença mais frequente de pessoas surdas na composição de equipes de tradução”, detalha Marinho.

Projeto de extensão aprovado pelo Edital Nº 01/2019 PROEX/IFBA - Fluxo Contínuo, o Encontro é organizado pelo Grupo de Pesquisa em Estudos Linguísticos, Tradução e Acessibilidade (Lintra) e pelo Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras (Dale) do campus Salvador do IFBA.

Inscrições e mais informações: https://www.even3.com.br/iiencontrobaianodetilsp

Comunicação – Campus Salvador