Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Educação física e edificações: projeto une áreas distintas e transforma teoria em prática
conteúdo

Educação física e edificações: projeto une áreas distintas e transforma teoria em prática

por Jamile Teixeira publicado: 15/01/2020 15h07, última modificação: 15/01/2020 15h07


O projeto "Educação Física e Edificações: alinhando conhecimentos integrados" reúne a teoria e prática das áreas de educação física e edificações. Os estudantes da turma 1831 do curso técnico em edificações, forma integrada, estão colocando a mão na massa para entregar a sala de materiais esportivos do ginásio de esportes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, reformada, organizada e funcional, tal como foi projetada. 

                               O ginásio de esportes passou por reformas e foi entregue em julho de 2018. Os espaços anexos também demandavam reformas para que os materiais esportivos fossem armazenados adequadamente. A professora Micheli Venturini, autora da proposta aprovada pelos Programas Universais, conta que “o campus Salvador vive um momento intenso de estudos e revisões curriculares de todos os cursos, em todas modalidades de ensino que oferece; o que tem exigido das áreas de conhecimento um repensar de suas ementas, metodologias e ações dentro de cada curso, com vistas a qualificar ainda mais o perfil do humano trabalhador que o IFBA forma”. Com esse cenário, a professora idealizou e apresentou o projeto para a turma: “O projeto nasceu na sala de aula, no diálogo entre professor e aluno, durante as aulas de educação física. Quando eu percebi que os alunos ‘compraram’ a ideia, eu inscrevi a proposta nos Programas Universais”. 

Segundo a docente, o projeto se apresenta como um espaço para alinhar os conteúdos das duas áreas envolvidas, “oferecendo a oportunidade [dos estudantes] colocarem em prática o conhecimento que o curso lhes proporciona e, ao mesmo tempo, entregar mais um equipamento reformado e em boas condições de guarda de materiais esportivos”. 

Bianca Sales, estudante bolsista, conta que “a turma se organizou para fazer a medição, a limpeza e projetar o que seriaprojeto educação fisica3.jpg feito para melhor guardar os materiais e para que a sala seja um espaço agradável”. Já a estudante Melanie Oliveira destaca que “a experiência com os pedreiros está sendo muito importante porque eles estão passando um conhecimento que, em tese, a gente pode ter visto, mas não percebeu o que seria na prática. Então, aqui, a gente está aprendendo mais do que aquilo que foi visto em sala de aula, confessa a aluna”. 

"Educação Física e Edificações: alinhando conhecimentos integrados" é vinculado ao Departamento Acadêmico de Educação Física (DAEF) e conta com o apoio da Diretoria de Engenharia e Manutenção (Demag) do campus, através da disponibilidade de funcionários para execução dos serviços. O diretor da Demag, professor Marcelo Cad, afirma que já realizou projeto junto a alguns cursos com demandas necessárias para o campus: “sempre que surge demanda de algum curso, a Demag apoia com o que é possível”, aponta. Em 2019, a Divisão de Patrimônio do campus Salvador, bem como a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, a Diretoria de Gestão da Comunicação Institucional e o Gabinete da Reitoria do IFBA contribuíram com doação de materiais para a obra e de patrimônio para compor o espaço. 

O projeto desenvolve ações até abril, com finalização prevista para o mês de maio deste ano.

registrado em: