Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > E-JIFBA chega à reta final com reflexões sobre jogos eletrônicos e aspectos psicossociais
conteúdo

Notícias

E-JIFBA chega à reta final com reflexões sobre jogos eletrônicos e aspectos psicossociais

por Helen Sampaio publicado: 16/12/2020 15h24, última modificação: 18/01/2021 13h56

Após a discussão sobre “Jogos Digitais e Educação”, promovida no último dia 3, a mesa “Reflexões sobre Jogos Eletrônicos e Aspectos Psicossociais” integrará a programação do último dia dos Jogos Eletrônicos dos Estudantes do IFBA (E-JIFBA), na próxima sexta-feira (18), às 14h.

O evento virtual, que será transmitido pela TV IFBA, é organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), através do Departamento de Ações Culturais, Esporte e Lazer (Dacel), com o objetivo de “promover a apropriação do tema”, que, segundo a chefe do Dacel, Soraia Brito, consiste em “um debate fundamental para uma instituição de ensino como o IFBA, cujo coletivo de docentes de Educação Física não recuou em criar estratégias de manutenção dos vínculos com nossas/nossos estudantes, em ações relacionadas à sua área do conhecimento, reconhecendo que e-sports fazem parte da realidade dos nossos estudantes, tornando a Instituto pioneiro entre os IFs na realização de Jogos Eletrônicos e envolvendo todos os campi da Instituição”.

A mesa será mediada por Soraia e contará com as contribuições da psicóloga do campus Feira de Santana e mestre em Psicologia do Desenvolvimento, pela UFBA, Andrea Tourinho; a embaixadora do Cidadão Digital na Bahia e graduanda em Engenharia Elétrica, na UFBA, Lorenna Vilas Boas; e a psicóloga e diretora da SaferNet Brasil, Juliana Cunha. “Será um momento de culminância riquíssimo, o qual contribuirá eficazmente para ampliarmos nosso conhecimento sobre o tema, o que nos permitirá fazer escolhas mais fundamentadas e traçar estratégias mais substantivas nas próximas edições dos jogos eletrônicos”, destaca a chefe do Dacel.

Disputas finais

21 unidades do IFBA disputam as etapas finais da 1ª edição dos E-JIFBA, que foram realizados por meio de uma parceria entre o Dacel e uma comissão multicampi. A final dos Jogos, nas categorias Fifa e Free Fire  acontece na próxima quinta-feira (17), respectivamente, às 14h e 15h, com transmissão pelo canal E-JIFBA 2020, no Youtube. Já a final do xadrez individual, será transmitida pelo canal Espaço Caíssa, às 17h.

 

Notícia relacionada: E-JIFBA realiza Mesa Reflexões sobre Jogos Digitais e Educação