DPAAE e Proex: unidas por um IFBA mais inclusivo
Nesta quinta-feira (30), as equipes da Diretoria Sistêmica de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (DPAAE) e da Pró-Reitoria de Extensão realizaram a primeira reunião oficial entre as áreas, proposta pela recém criada Diretoria. O encontro teve como objetivo a aproximação e a troca de informações com a Proex, além do compartilhamento de objetivos e projetos. Durante a reunião, as duas equipes identificaram demandas, projetaram parcerias e firmaram o compromisso conjunto de enfrentamento e combate ao racismo e de efetivação das políticas afirmativas.
Uma das questões que permeou as discussões foi o caráter de transversalidade das metas e ações da Diretoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis. Afinal, a compreensão e a consciência sobre o respeito à diversidade étnica, de gênero e socioeconômica, por exemplo, precisam pautar sempre as decisões, ações e práticas cotidianas de toda a comunidade IFBA.
Nessa perspectiva, a equipe da Proex ressaltou o fato de que as duas áreas compartilham de diretrizes e afinidades que, aliadas, podem contribuir efetivamente para que a Instituição cumpra seu papel de fomentar o desenvolvimento das comunidades mais socialmente vulneráveis. A pró-reitora de Extensão, Nívea Cerqueira, lembra que a Missão do IFBA é oferecer “ensino, pesquisa e extensão com qualidade socialmente referenciada”, com vistas a promover educação gratuita de excelência, o que inclui a formação do “cidadão histórico-crítico” e socialmente responsável.
OBJETIVOS CONVERGENTES – No encontro, as equipes analisaram aspectos da interseção e convergência de propósitos entre ações e projetos das duas áreas. O Departamento de Políticas Afirmativas (DPAF), vinculado à Diretoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, está projetado para ser composto por quatro coordenações: a Coordenação de Ações Afirmativas para Negros, Coordenação Indígena e Povos Tradicionais, Coordenação de Educação das Relações Etnicorraciais e a Coordenação de Enfrentamento ao Racismo Institucional. Ações e projetos que estão em desenvolvimento na Proex são convergentes e se somam a outras que serão implementadas pela DPAAE.
Como exemplo dessas ações e projetos em andamento na Pró-Reitoria de Extensão, a equipe destacou: a definição e inserção da linha “atendimento às comunidades tradicionais, quilombolas, indígenas, ribeirinhas com vistas a garantir a proteção o sanitária, a integralidade da saúde, o desenvolvimento e fortalecimento socioeconômico com base na economia solidária, economia criativa e agricultura familiar” no Edital nº 11/2020 (de 24 de abril de 2020) de prevenção e enfrentamento da Covid-19 para seleção de Extensão e Pesquisa. O prazo para submissão de projetos do Edital nº 11/2020 foi prorrogado para o próximo dia 04 de maio (segunda-feira).
Outros exemplos de projetos que estão sendo desenvolvidos pela Proex que têm pontos de convergência com ações previstas e projetadas pela DPAAE: as feiras e seminários promovidos pelo Departamento de Relação Comunitárias (DRC) com a Ceta (Movimento de Trabalhadores Assentados, Campados e Quilombolas da Bahia) - com foco na questão agrária, na agroecologia, na produção sustentável e no consumo consciente - e o projeto encaminhado pelo Departamento de Ações Culturais, Esporte e Lazer (Dacel), através de uma comissão multicampi, do desenvolvimento do Plano e da Política de Cultura do IFBA, que tem entre os múltiplos objetivos a valorização, difusão, preservação, conservação da arte e da cultura das comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas dos territórios de identidade onde o Instituto está presente.
Durante o encontro desta quinta-feira (30), o departamento Departamento de Políticas Afirmativas, vinculado à DPAAE, reiterou o convite à Proex para participar das instâncias estratégicas - o Comitê Indígena e Comitê Quilombola -, concebidas para pensar as politicas de acesso, inclusão e permanência das(os) estudantes negras(os) e indígenas do IFBA. A iniciativa visa a envolver gestoras(es) da Reitoria e dos Campi, instituições governamentais e não governamentais, pesquisadoras(es) da área e lideranças indígenas e quilombolas na proposição de ações e políticas públicas para estes grupos, “de forma participativa e democrática”. A equipe da DPAAE destacou que todas as ações terão a dimensão da interseccionalidade no centro do debate, levando em consideração a diversidade de gênero e orientação sexual.
A proposta da DPAAE é estabelecer parcerias com as demais pró-reitorias, tendo como perspectiva a potência produzida por essa colaboração entre as áreas, que contribuirá para promover a reparação histórica junto às populações negras e indígenas, como também para o IFBA cumprir seu papel de agente transformador, atuando na luta antirracista, promovendo equidade e justiça social.