Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Diretora de comunicação e pró-reitores de administração e desenvolvimento institucional são oficializados

publicado: 24/01/2020 21h16, última modificação: 24/01/2020 21h16

Ontem, dia 23 de janeiro, foi publicada a nomeação da nova diretora de gestão da comunicação institucional, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Simone Lopes, conforme portaria do Diário Oficial da União (DOU). A oficialização reconstitui a Diretoria Sistêmica de Gestão da Comunicação Institucional (Dgcom), com o retorno das profissionais para desenvolvimento das atividades de forma integrada.

Após anúncio na cerimônia de posse, que aconteceu em 10 de janeiro, também foram nomeados os pró-reitores de administração e planejamento, Fábio Lemos Mota, e de desenvolvimento institucional e infraestrutura, Jenner Miranda de Carvalho, como informam as portarias nº 134 e nº 166, ambas publicadas nos dias 10 e 15 de janeiro de 2020, respectivamente. Com a oficialização desses dois nomes, a equipe de pró-reitores está completa, para desenvolvimento das atividades no período de 2020 a 2023.

Conheça os pró-reitores e a diretora:

Pró-Reitor de Administração e Planejamento: Fábio Lemos Mota

Fabio.jpg
Fábio Lemos Mota - Foto: André Almeida

Possui doutorado em educação, pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), mestrado profissional em administração, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), especialização em gestão pública, pela Faculdade Cidade de Guanhães (Facig), e graduação em administração com ênfase em gestão de negócios, pela Fundação Visconde de Cairu (FVC).

Esteve em atuação no IFBA no período de 2008 a 2014, com experiência como chefe do setor de compras, da Pró-Reitoria de Administração e Planejamento (Proap), e na Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP). Também participou da construção do Regimento Interno do IFBA e atuou no Conselho Superior (Consup) do IFBA, referente ao biênio 2012 a 2014, quando foi relator do proposta da carga horária de 30 horas para os técnicos-administrativos.

De acordo com Fábio, “Estamos felizes com o início do novo ciclo no IFBA. A PROAP tem um papel muito importante. Precisamos construir um modelo de gestão mais descentralizado, onde os campi tenham mais autonomia nos seus processos administrativos.”

Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura: Jenner Miranda de Carvalho

Jenne.jpg
Jenner Miranda de Carvalho - Foto: André Almeida

Possui doutorado e mestrado em engenharia civil, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialização em metodologia do ensino superior, pela Faculdade de Educação da Bahia (Faceba), especialização em auditoria, avaliações e perícias em engenharia civil, pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG), especialização em engenharia diagnóstica, pelo Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC), e graduação em engenharia civil, pela UFBA. Também realizou doutorado sanduíche na Universidade do Minho, na cidade de Guimarães, em Portugal.

Está em atuação no IFBA desde 1995, com experiência no ensino de materiais de construção, metodologia da pesquisa, planejamento e controle de obras, mecânica dos solos e pesquisas em materiais, gestão e processos construtivos. Também atuou como coordenador de área e líder de grupo de pesquisa, no Departamento Acadêmico de Construção Civil. Ainda tem experiência em projetos e obras na área da engenharia civil.

De acordo com Jenner, “Esta gestão é a esperança depositada pela comunidade do IFBA de um novo ciclo pautado nos valores do Estado democrático de direito. A Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional irá fundamentar suas ações baseadas neste princípio e terá como foco o planejamento estratégico, as construções e a manutenção predial”.

Diretora de Gestão da Comunicação Institucional: Simone de Paula Lopes

Simone-Lopes-Foto-Raiana-Brito.jpg
Simone Lopes - Foto: Raiana Brito

Possui especialização em gestão da comunicação organizacional integrada, pela Faculdade Unyleya, e graduação em design de interface gráfica, pela Faculdade Fortium.

Está em atuação no IFBA desde 2015, com experiência no desenvolvimento de projetos na área de comunicação visual, com foco na produção de materiais impressos; implantação, manutenção e alimentação de sistemas web; e realização de ações na área de educação a distância. Também atuou como representante da Dgcom na implementação do sistema de gerenciamento do novo portal do IFBA, com Plone Content Management System (CMS), no ano de 2016, e como coordenadora de conteúdo virtual, no período de 2017 a 2020.

De acordo com Simone, “O IFBA é uma instituição centenária, que dialoga com diversos públicos (internos e externos) em todas as regiões baianas, cada uma com suas pluralidades e regionalidades específicas. O alinhamento da comunicação é fundamental, fortalecendo o caráter sistêmico e estratégico, sem perder o foco nas diversas ações que são produzidas por todo o instituto. Esse é um grande desafio e estamos firmes de que podemos elevar o nome da instituição, em conjunto com a comunidade acadêmica e a sociedade, de maneira sólida e ética.”

Leia mais: Novos gestores são empossados

registrado em: , , ,