Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Comissão Eleitoral conclui eleições suplementares para CIS, Consepe e CPPD
conteúdo

Comissão Eleitoral conclui eleições suplementares para CIS, Consepe e CPPD

Agora, as duas comissões e o conselho contam com composição completa. Eleições para conselhos dos campi serão concluídas até novembro e também acontecerão remotamente
por Bárbara Souza publicado: 30/09/2020 18h10, última modificação: 30/09/2020 18h19

A Comissão Eleitoral organizou e geriu três processos de eleição suplementar (CIS, CPPD e Consepe) que ocorreram pela primeira vez de modo virtual. Constituída pela Portaria nº 2280, de 16 de junho de 2020, a Comissão teve como principal incumbência adotar as providências necessárias para viabilizar a consulta à comunidade para escolha de representantes cujos pleitos estavam vagos na Comissão Interna de Supervisão (CIS), na Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) e no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). A comissão encerra suas atividades nesta quarta-feira (30), restando apenas a entrega do relatório final.

“Uma coisa que vejo como positiva é que a comissão contou com servidores da Reitoria, do campus Valença, campus Porto Seguro, campus Feira de Santana e estudantes do campus Salvador, garantindo assim que a condução do processo eleitoral tivesse mais contribuição do interior do estado, o que seria improvável de acontecer se os trabalhos fossem presenciais”, avalia o presidente da Comissão Eleitoral, professor Danilo Oliveira Pedreira. Ele explica que as atividades da comissão foram desenvolvidas de forma remota, com cada integrante em sua própria residência utilizando sites de videoconferência como RNP e Google Meet, “atendendo à determinação da Resolução nº 07 do Consup, de 20 de março de 2020”, que suspendeu por tempo indeterminado as atividades presenciais no âmbito do IFBA.

Danilo considera que o fato de que os documentos, como as normas eleitorais, terem sido redigidos através do SEI (Sistema Eletrônico de Informações) permitiu “bastante transparência em toda a condução do processo”.  Segundo ele, “o principal desafio” foi a divulgação do processo eleitoral, com a suspensão das atividades presenciais. “Tivemos que recorrer a meios como whatsapp, instagram, facebook e twitter”, conta. O presidente da Comissão Eleitoral acrescenta que outro fator que “demandou bastante trabalho” da equipe foi “a adaptação da ferramenta de votação do SUAP para atender as necessidades institucionais”.

Na perspectiva da servidora Priscila Uzeda, que passou a integrar a Comissão em setembro, “a eleição suplementar remota ficou marcada pela sua característica rápida na realização do voto, além do acompanhamento e divulgação dos resultados de forma célere”.

COMUNIDADE ENGAJADA

“Mesmo com a falta de atividades presenciais, em alguns pleitos a comunidade se mostrou bastante engajada tanto votando quanto se candidatando”, pondera Danilo Pedreira, ao avaliar a experiência como “produtiva” e que pode deixar “um bom legado para a instituição em alguns processos eleitorais”.

Priscila Uzeda qualifica como “muito boa” a participação da comunidade no processo eleitoral realizado remotamente, se comparada ao envolvimento nas eleições quando são presenciais. Ela considera possível para o pós-pandemia a adoção de um sistema híbrido, que inclua a votação presencial e a virtual. “Nas próximas eleições da CIS, Consepe e CPPD, acredito que já fora do contexto de pandemia, parte das ações realizadas hoje de forma remota, como as reuniões da comissão eleitoral e a votação, podem continuar. Claro, disponibilizando a possibilidade de votação presencial”, pondera Priscila.

Para as próximas eleições, sejam presenciais ou não, Priscila Uzeda ressalta a necessidade da “elaboração de tutoriais e com intérprete de Libras, para que os estudantes surdos saibam como se dão os processos eleitoras no IFBA”. Na sua avaliação, os tutoriais são “um caminho pedagógico” para que servidoras e servidores “que pouco manuseiam ferramentas tecnológicas possam fazer uso delas de forma adequada no processo eleitoral”.

PARABÉNS AOS(ÀS) ENVOLVIDOS(AS)

Na avaliação da reitora do IFBA, Luzia Mota, a Comissão Eleitoral fez um trabalho “meticuloso e muito bem sucedido”, ao viabilizar a realização de três eleições suplementares para a CIS, a CPPD e o Consepe, de forma virtual. “A utilização de sistemas como o SEI e o SUAP contribuiu para assegurar a participação da comunidade e a transparência do processo eleitoral”, diz Luzia Mota. Ela salienta que foi um trabalho desenvolvido em equipe, que reuniu representantes de vários campi e da Reitoria, e contou com o “empenho coletivo” para viabilizar a organização das eleições, sua divulgação e sua realização.

A reitora destaca também que a finalização dos processos de composição desses coletivos “fortalece a gestão democrática no IFBA, que passa a contar com todos os órgãos colegiados em funcionamento pleno”. A reitora afirma que “até novembro teremos também todos os conselhos dos campi funcionando”, após a escolha dos membros que também realizada por meio digital.

“A Comissão Eleitoral está de parabéns por enfrentar o desafio de gerir com êxito a implementação de um processo até então inédito no IFBA. Agradecemos e parabenizamos a todas e todos da Comissão que tornaram possível a consulta à comunidade para escolha de suas e seus representantes em órgãos colegiados e de assessoramento tão importantes como o Consepe, a CIS e a CPPD”, conclui Luzia Mota.

 COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO ELEITORAL

Portaria 2280, de 16 de junho de 2020 – Constitui Comissão Eleitoral – CPPD, CIS-PCC-TAE, Consepe

Portaria 2700, de 31 de julho de 2020 – Prorroga Portaria 2280

 
RESULTADOS DAS ELEIÇÕES SUPLEMENTARES

Resultado das eleições suplementares – CIS-PCC-TAE

Resultado das eleições suplementares – Consep

Resultado das eleições suplementares – CPPD