Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Campus Conquista inicia produção de máscaras com impressoras 3D para o combate à Covid-19

Notícias

publicado: 01/04/2020 16h44, última modificação: 01/04/2020 16h45

Com  aumento da demanda e a falta no mercado de máscaras de proteção para os profissionais de saúde que estão na linha de frente de combate ao novo coronavírus (COVID-19), um grupo de pessoas de Vitória da Conquista reuniu esforços para criar o 3D Mask Makers,um projeto que será responsável pela confecção de equipamentos faciais de proteção individual, com impressão em 3D.

Fazem parte do projeto, estudantes e pesquisadores do campus do IFBA localizado na cidade e da UESB. A iniciativa conta com o apoio da FAINOR e de empresas privadas da região. A ideia é que essas máscaras sejam doadas para instituições de saúde da rede pública de Vitória da Conquista e região sudoeste.

No IFBA, a professora Polyane Alves dos Santos, os professores Crescêncio Rodrigues Lima Neto e João Erivando Soares e o estudante do 8º semestre de Engenharia Elétrica, Jórdean Amaro participam do projeto. Até agora, já foram produzidas e doadas 220 máscaras, de acordo com Crescêncio, e os equipamentos estão sendo confeccionados a uma média de produção diária de 50 a 80 unidades, "estamos produzindo o material de casa, com o uso de impressoras pessoais. O material utilizado vem de doações de empresários e de colaboradores por meio de arrecadações virtuais promovidas no perfil do projeto", ressalta.

Com o custo de produção de aproximadamente R$ 20,00 por máscara e com o objetivo inicial de produzir 500 unidades, a maior dificuldade da equipe ainda é financeira. Por isso foi criada um vakinha online para o recebimento de doações. Segundo o estudante Jórdean, além da ajuda financeira, o grupo também está aceitando doações de materiais, como filamento para impressão 3D, folha de PET-G e elástico de tecido.

Os voluntários podem realizar doações de qualquer valor, através dessa página: https://www.vakinha.com.br/vaquinha/epi-para-protecao-dos-anjos-da-saude

Para saber mais sobre o projeto e acompanhar suas atividades acesse seu perfil no instagram: https://www.instagram.com/3dmaskmakers/. O contato para doação de material também pode feito pelo perfil do projeto no Instagram.

Por Renata Lacerda - Comunicação - Campus Vitória da Conquista