Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Campus Seabra alcança segunda melhor nota do IDEB 2019 entre as instituições de Ensino Médio da Bahia
conteúdo

Campus Seabra alcança segunda melhor nota do IDEB 2019 entre as instituições de Ensino Médio da Bahia

por Iali Moradillo publicado: 25/09/2020 08h28, última modificação: 25/09/2020 08h28

O Campus Seabra do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia obteve o  resultado de 5,9 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), sendo a segunda  melhor nota entre  avaliada entre as instituição de ensino médio da Bahia avaliadas em 2019, ficando atrás apenas do Colégio Militar de Salvador (CMS).

Para o diretor do Campus,      Nelson de Souza Costa Júnior, a nota do Ideb é fruto do empenho de todos: servidores e   estudantes do campus, além dos familiares a comunidade local. "O resultado alcançado pelo campus Seabra no IDEB 2019 é reflexo do trabalho desempenhado por profissionais com excelente formação e comprometidos com a qualidade da educação. Além disso, merece destaque nesse processo a dedicação dos nossos estudantes, bem como o apoio e reconhecimento que recebemos tanto das famílias quanto de toda a comunidade do Território da Chapada Diamantina”.

Nelson explicou que o Campus também se preocupa em desenvolver ações que agreguem à comunidade local. “É importante ressaltar que desenvolvemos ações que visam a promoção de práticas de ensino, pesquisa e extensão mais inclusivas, com um olhar cuidadoso para as especificidades do nosso público, e isso se constitui como um diferencial num contexto como o que estamos inseridos, que apresenta uma taxa de vulnerabilidade social significativamente elevada", concluiu.

O Ideb é um indicador de qualidade educacional, criado 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),  que combina informações de desempenho em exames padronizados (Prova Brasil ou Saeb) – obtido pelos estudantes ao final das etapas de ensino (4ª e 8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio),  nos exames de Língua Portuguesa e Matemática,– com informações sobre rendimento escolar (aprovação).

Além de Seabra, o campus Jacobina ficou entre as 10 instituições mais bem avaliadas, na sétima classificação, com a nota 5,5.