Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Artigo de professora do IFBA é premiado no principal evento nacional de informática na educação

Intitulado ‘Robótica Educacional como Facilitadora do Aprendizado do Raciocínio Computacional: Revisão Sistemática da Literatura’, o trabalho foi produzido em co-autoria com dois pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
por Bárbara Souza publicado: 03/12/2020 10h09, última modificação: 03/12/2020 10h13

Artigo da professora Ana Carolina Sokolonski, do Campus Salvador, conquistou o 1º lugar no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, que integra o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), o maior evento de informática na educação do Brasil, realizado primeira vez em formato online no final de novembro último. Trata-se de um evento anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), conceito A na CAPES, que tem entre seus objetivos a divulgação da produção científica nacional nesta área. A SBC é “uma associação civil, sem fins lucrativos” e “a maior sociedade de computação da América do Sul”, como descrito no site do Congresso.

Intitulado ‘Robótica Educacional como Facilitadora do Aprendizado do Raciocínio Computacional: Revisão Sistemática da Literatura’, o artigo foi produzido em co-autoria com os professores Alírio Sá e Raimundo Macêdo, ambos da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O texto avalia “o estado da arte” da área de Robótica Educacional e Raciocínio Computacional “através de uma Revisão Sistemática da Literatura envolvendo todos os níveis de ensino, considerando o cenário mundial e utilizando métricas quantitativas e qualitativas”. O artigo foi publicado no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) que aconteceu paralelamente ao Congresso Brasileiro de Informática na Educação.

"A premiação recebida, além de validar a importância deste trabalho, cujo tema estou explorando em minha pesquisa de doutorado, reconhece o meu empenho na execução do mesmo", disse ao Portal do IFBA a professora Ana Carolina Sokolonski. A docente e pesquisadora do IFBA teve dois artigos de sua autoria aprovados para apresentação no CBIE. O outro artigo, também selecionado para o Congresso, tem como título ‘Laboratório de Robótica Inclusiva: Robótica Educacional e Raciocínio Computacional no Ensino Médio’ e é de autoria exclusiva de Ana Carolina Sokolonski.

Notícia relacionada: Professora do IFBA tem dois artigos aprovados para o principal evento nacional de informática na educação