Notícias
Alunos e docentes do curso superior de tecnologia em jogos do campus Lauro têm artigos aprovados no SBGames 2020
O curso superior de tecnologia em jogos digitais do campus de Lauro de Freitas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), apresentará dois artigos no Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital (SBGames), que é o maior evento sobre jogos e entretenimento digital da América Latina, e acontecerá entre 7 e 10 de novembro, virtualmente. O "Jogo Sério para apoiar no combate e prevenção ao Câncer de Mama: Uma luta interna", dos estudantes João Pedro Darzé e Gabriela Santos (que não é aluna do IFBA), e docentes Luiz Machado e Maria Adélia Icó, foi aprovado na trilha Saúde. Já o artigo "Liberte a Rosa: jogo enigmático com reflexão sobre relacionamentos abusivos", dos estudantes João Paulo e Jeã Tavares, e, também, dos professores Luiz Machado e Maria Adélia Icó, foi aprovado para a trilha educação.
Para o estudante João Pedro, “a publicação do artigo é um passo importante na minha carreira profissional de desenvolvedor. O jogo representa bastante pra mim, pois cheguei a conviver com minha bisavó que teve câncer de mama. Vendo o jogo aparecer na SBGames significa bastante pra mim”, explica o estudante. O jogo narra as etapas do câncer de mama e demonstra a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Desenvolvido, para a plataforma 2d, pode ser utilizado em computadores, notebooks e tablets.
O professor Luiz Machado comemora as publicações. “É necessário preenchermos estes espaços e o SBGames oportuniza os (as) alunos (as) a demonstrar os seus trabalhos desenvolvidos em parceria com os seus orientadores e com a Instituição. Eles estão de parabéns pelos trabalhos desenvolvidos e aprovados e desejo êxito para os mesmos”, afirma.
O jogo Liberte a Rosa traz enigmas a serem resolvidos pelo jogador e incentiva que mulheres, vizinhos, parentes, crianças e adolescentes possam colaborar com órgãos competentes para evitar casos de feminicídio.
O SBGames – O Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, acorrerá entre os dias 7 e 10 de novembro totalmente online, por conta da pandemia da covid-19. O evento contará com pesquisadores, artistas, designers, professores e estudantes de escolas, universidades, centros de pesquisa e da indústria de jogos. Em 2020, será realizado conjuntamente com o Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada (SVR), o Simpósio Brasileiro de Computação Gráfica e Processamento de Imagens (SIBGRAPI), e o International Symposium on Mixed and Augmented Reality (ISMAR).
Matéria feita em parceria com a Coordenação de Comunicação Social do campus de Lauro de Freitas