Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Álcool em gel é produzido em laboratório do campus Salvador

Álcool em gel é produzido em laboratório do campus Salvador

por Henrique Soares publicado: 25/06/2020 17h10, última modificação: 25/06/2020 17h10

O campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está produzindo, desde o mês de maio, álcool em gel em laboratório da Instituição. A procura pelo produto aumentou desde o início do ano, em razão da eficácia no combate à pandemia do novo coronavírus.

A meta é produzir 500 kg do produto no total, cuja destinação ainda será orientada pela gestão do campus, informa o idealizador da iniciativa Luís Filipe Freitas, que é professor da instituição. Ele acredita que a produção poderá ser doada para a população que tem menor poder aquisitivo e ser utilizada no próprio campus, a partir do retorno das atividades presenciais, ainda sem data definida.

Para atingir a meta de produção, Luís Filipe lembra que é necessário conseguir um número maior de insumos básicos, como etanol e glicerina. Até o momento, o projeto recebeu a doação de 5kg do espessante HPMC, enviado pelo Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Senai CETIQT). Caso alguém tenha interesse de doar insumos para o projeto, poderá entrar em contato por meio do endereço eletrônico luisfilipe@ifba.edu.br.

A produção, informa o docente, está sendo realizada nos laboratórios do campus, sem aglomerações para evitar a disseminação do vírus. A iniciativa tem a participação dos professores do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Marcos Fabio de Jesus e Elaine Christine Albuquerque. Também conta com o apoio do Departamento de Processos Industriais e Engenharia Química e do Departamento de Química, ambos do campus Salvador.

Confira vídeo divulgado pela organização do projeto

Comunicação – Campus Salvador