Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Representantes do IFBA participam, em Curitiba, do I Encontro Nacional de Tapembol

Notícias

por Verusa Pinho publicado: 20/05/2019 10h55, última modificação: 20/05/2019 10h55

Campeonato de tapembolQuatro estudantes dos cursos técnicos integrados de informática e mineração do campus Jacobina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), além da professora de educação física, Isis Moreira, estarão em Curitiba nesta semana, de 23 a 25 de maio, participando do I Encontro Nacional de Tapembol. Na ocasião, eles compartilharão reflexões a respeito da experiência com essa nova modalidade esportiva, inserida na rotina acadêmica do Instituto em 2018.

O relato “A inserção do Tapembol no contexto do IFBA - Campus Jacobina/BA”, autoria dos professores Isis Moreira e Normando Lima Jr., contextualiza, do ponto de vista teórico/prático, o novo conteúdo nas aulas da disciplina e seus desdobramentos com a realização do I Campeonato de Tapembol do Instituto, ao lado das oficinas ministradas no Projeto Acolhe 2019, focado na recepção dos ingressantes.

“Um olhar sobre o Tapembol nas aulas de Educação Física do IFBA - Campus Jacobina”, autoria do estudante Leandro Francisco (informática), apresenta o discurso dos discentes acerca dos sentidos e significados do contato com o esporte. “O empoderamento do público feminino no I Campeonato de Tapembol do IFBA”, elaborado por Vitória Oliveira (mineração), traz uma análise qualitativa sobre a participação feminina no evento, problematizando o machismo estrutural e suas influências no contexto esportivo. “A representatividade feminina no TapemIFBA”, autoria de Lara Veloso (mineração), aborda quantitativamente o envolvimento do público feminino no campeonato.

Além dos artigos científicos, o vídeo “Em cena: o I Campeonato de Tapembol do IFBA - Campus Jacobina/BA”, produzido pela estudante de mineração Irla Souza, será exibido no encontro demonstrando como se deu a construção do campeonato a partir de imagens, depoimentos e narrativas, a fim de contribuir com a conservação da história e memória dessa prática corporal na instituição.

Acompanhe portal.ifba.edu.br/jacobina e fique por dentro das atualizações! Registros fotográficos e em formato de vídeo estão disponíveis na Fanpage e no perfil oficial do campus no Instagram.

Leia mais: IFBA realiza I Campeonato de Tapembol em Jacobina

Comunicação – Campus Jacobina