Projeto "Adote um copo retornável" propõe mudança de hábito no campus Salvador
Aprovado no ano passado pela Diretoria de Extensão e Relações Comunitárias do campus Salvador, o projeto Adote um copo retornável sugere que deixemos de lado o uso dos copos descartáveis e passemos a utilizar copos ou canecas duráveis, reutilizáveis e retornáveis.
Apesar da práticos, os copos plásticos descartáveis demoram centenas de anos para se decompor. Utilizados uma única vez, eles raramente são reciclados, já que sua reciclagem não traz retorno econômico.
A atividade de extensão, articulada com o ensino e a pesquisa, realizou levantamento que indicou o uso e descarte de mais de 320 mil copinhos plásticos descartáveis, por ano, no campus. Deste total, cerca de 140 mil são comprados para uso nos setores administrativos e acadêmicos e 180 mil são utilizados por estudantes atendidos pelo Programa de Assistência e Apoio aos Estudantes (Paae), no refeitório institucional.
Adote um copo retornável, desenvolvido pela professora Ângela Lima e a estudante de engenharia química Kamilla Carvalho, tem como objetivo reduzir ou até eliminar a utilização de copos plásticos descartáveis na unidade acadêmica. Para isso, canecas de inox e plásticas foram adquiridas com recursos do projeto. Professores, técnicos administrativos e estudantes beneficiados com o auxílio refeição já estão recebendo as canecas para fazer parte desta gestão de resíduos sólidos.
O projeto compõe ações desenvolvidas pela Comissão Interna de Sustentabilidade Ambiental (Cisa).
Comunicação – Campus Salvador