Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Professores, alunos, técnicos e comunidade unem esforços em produção audiovisual do IFBA
conteúdo

Professores, alunos, técnicos e comunidade unem esforços em produção audiovisual do IFBA

publicado: 26/07/2019 10h11, última modificação: 23/09/2019 10h11

JUNTOS SOMOS IFBA! Se o resultado final da campanha promocional do Processo Seletivo 2020 alcançou o objetivo do slogan, fica a critério do espectador. Mas que o processo de confecção do vídeo levou a proposta ao pé da letra, quanto a isto não há a menor dúvida.

Realizado no dia 13 de junho, o trabalho contou com a participação de 18 pessoas entre alunos, professores, técnicos e representantes da comunidade do entorno do Campus Santo Antônio de Jesus. "A produção do vídeo foi pautada no trabalho colaborativo, pois foram muitas mãos no processo. A produção audiovisual tem essa magia de ser um trabalho que agrega pessoas e habilidades diversas", destaca o programador visual Leomir Costa de Oliveira, coordenador do Núcleo de Produção Digital (NPD), e que assina roteiro, direção, edição da obra.

Com um minuto de duração, a peça foi criada para chamar a atenção dos adolescentes que estão concluindo o ensino fundamental acerca das oportunidades que uma formação profissional de qualidade oferece. O vídeo mostra a rotina de quatro alunos do IFBA desde o momento em que saem de casa até a chegada à sala de aula. Cada um deles compõe uma parte do processo criativo de construção de um robô, à qual são incorporadas as contribuições de outros personagens, como a mãe  que prepara o café-da-manhã, o professor que ensina, o motorista que guia o ônibus escolar, o vigilante que garante a segurança e a servente que encontra o projeto do robô no chão.

"Foi emocionante a gravação na casa de uma das alunas, Rozilda, pois tivemos que contar com a ajuda da sua mãe, que já é uma senhora de idade e que nos acolheu com muita paciência", recorda Pedro Arthur de Melo Nascimento, coordenador dos cursos FIC na área de audiovisual e Analista de TI. "O processo construtivo desse vídeo se deu através do pertencimento dos alunos. A gente mobilizou todo mundo, teve um engajamento extremanente eficiente", aponta o professor de Design France Arnaut, que divide com Pedro Nascimento e Leomir Oliveira a coordenação do projeto.

"Foi interesante ver a integração da galera que participou porque foram alunos de cursos diferentes, sem contar a experiência como ator, que foi uma coisa nova pra alguém como eu que está mais acostumado à parte técnica de edição e filmagem. A resenha foi bacana", resume Jean Neri, aluno do curso de tecnólogo em Produção Multimídia de Santo Antônio de Jesus.

Para Leomir, esse trabalho reforçou a importância de incluir os estudantes no processo produtivo de ações institucionais. "Primeiro porque coloca esses jovens no papel de protagonistas e produtores de conteúdo e segundo porque reforça nos estudantes o sentimento de pertença e de valorização. Profissionalmente, isso transforma a nossa visão sobre o papel dos servidores públicos e a forma como prestamos nosso serviço à sociedade", conclui.