Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Proex realiza formação de instrutores para curso FIC na área de Construção Civil

publicado: 23/10/2019 12h18, última modificação: 23/10/2019 14h50

Treinamento de instrutores para curso FIC de na área de Construção Civil
“Hoje está sendo parte da realização de meu sonho: ser professor”, disse emocionado Inácio dos Santos, 65 anos, um dos 25 profissionais que vão atuar como instrutores do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Auxiliar de Construção Civil, promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFBA, que começa na próxima quarta-feira (30).

Foto: Fernanda Aragão
Inácio dos Santos (camisa branca) e Carla Rosário (blazer amarelo) acompanham o treinamento
Inácio, que também é estudante do curso EJA (Educação para Jovens e Adultos) de Técnico em Saneamento do IFBA, acompanhou atento as instruções e compartilhou sua experiência de vida no final do treinamento e formação de instrutores, realizado nesta terça-feira (22), na Reitoria do Instituto. Ele terá a oportunidade de ministrar a disciplina “Teoria e Prática sobre Pinturas”, habilidade que começou a aprender ainda quando criança: “Eu terminei o segundo grau com 50 anos. Minha mãe teve 16 filhos, eu sou o caçula e tive que trabalhar desde os 7 anos. Não tive oportunidade de estudar”, contou Inácio dos Santos.

O depoimento dá uma dimensão do impacto da educação na vida de uma pessoa e provocar esse estímulo constante para a continuidade ou retorno aos estudos é um dos objetivos do curso FIC de Auxiliar de Construção Civil. “Nossa missão aqui vai além de qualificar um pedreiro, um pintor. A gente está indo buscar aquele aluno que desistiu de estudar. Se a gente conseguir trazer cinco, seis novamente para a escola, já estamos felizes com isso”, afirma a supervisora de projetos de infraestrutura e professora do IFBA, Marilda Guimarães.

Iara Barreto, Marilda Guimarães e supervisora de projetos Magda Guimarães
Durante o encontro, os profissionais receberam informações sobre o funcionamento do curso que será realizado em três bairros de Salvador: Nordeste de Amaralina, Boca do Rio e Itapuã. “A ideia do curso é que seja de qualificação profissional. O que vai diferenciá-lo de outros que a gente já faz são duas coisas: uma que ele é extensionista, então a gente faz para a comunidade externa ao IFBA, e outra que é um curso dividido em carga horária teórica e prática”, explica a Diretora Executiva da Proex, Iara Barreto.

O curso FIC de Auxiliar de Construção Civil terá duração de seis meses e carga horária de 400 horas. Os 120 estudantes, com idades a partir dos 18 anos, vão ter aulas três vezes por semana e sairão com três certificados: Pedreiro de Alvenaria, Pedreiro de Revestimentos em Argamassa e Pintor de Obras Imobiliárias que, juntos, representam a qualificação em Auxiliar de Construção Civil.

Segundo Marivaldo Sales, que realizou a matrícula dos alunos do Nordeste de Amaralina, o interesse dos moradores do bairro pelo curso foi grande. “Muitas pessoas se matricularam para terem certificação para apresentar às empresas em entrevistas de trabalho. Na visão da sociedade, o IFBA é uma instituição de excelência”, destacou o bolsista, que saiu de Paulo Afonso (BA) para a capital baiana ao conseguir uma oportunidade de trabalho como apoio administrativo no curso FIC, enquanto estuda Licenciatura em Computação no IFBA (modalidade EAD).

Curso formou 25 instrutores
A realização do curso FIC de Auxiliar de Construção Civil conta com recursos de uma emenda parlamentar do deputado federal Bacelar, que estará presente na Aula Inaugural do curso, no dia 31 de outubro, às 16h, no auditório do campus do IFBA em Lauro de Freitas. A cerimônia também vai contar com a participação do Reitor do Instituto Renato da Anunciação Filho, além da equipe realizadora do curso e os estudantes.

A professora de Matemática e bacharel em Ciências Contábeis Carla Rosário está animada para compartilhar seus conhecimentos: “Eu ainda não consegui concluir meu mestrado para tentar ser professora efetiva, mas, para mim, é sempre gratificante estar no IFBA e saber que o Instituto tem essa visão de que o aluno precisa apenas de uma oportunidade. Obrigada, IFBA!”, exclamou.
                                                                                                                                              Fernanda Aragão (NPD/Proex)

registrado em: ,