Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > PIS estuda viabilização de projetos, após participação na Feira Hospitalar

PIS estuda viabilização de projetos, após participação na Feira Hospitalar

por Helen Sampaio publicado: 05/06/2019 16h26, última modificação: 07/06/2019 11h31

Foto2 - Profs Eduardo Marinho - Handerson Leite - Marcus Navarro e Eng. Aisha Muños do IFBA-PIS.jpg
Os professores Eduardo Marinho, Handerson Leite e Marcus Navarro e a engenheira Aisha Muños
O Polo de Inovação Salvador (PIS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) participou da 26ª Feira Hospitalar, que aconteceu entre os dias 21 e 24 de maio, em São Paulo. Cinco professores e dois estudantes compuseram a equipe do Instituto, que esteve pela terceira vez na feira considerada o segundo maior evento na área de dispositivos médicos do mundo.

A partir da recepção no stand montado para o PIS, os participantes do evento obtiveram informações sobre o trabalho desenvolvido pela unidade do IFBA e outras potencialidades da Instituição. No primeiro dia, o stand contou com a visita da vice-consulesa do Canadá, Marie-Hélène Béland, que intermediou o contato com os empresários canadenses das empresas MEDO.AI, Siyavash G. Nia e DornooshZonoobi, e da Medteq, Iris Leroux,  interessados em desenvolver parcerias para fins de transferência de tecnologias às empresas brasileiras, com a participação do PIS e apoio da Embrapii.

Polo na Feira hospitalar 2019
O professor Hugo Nunes, no stand do IFBA
A participação na Hospitalar foi avaliada como proveitosa pela equipe, pois proporcionou mais uma oportunidade de realizar a prospecção de projetos na cadeia produtiva da área, por meio de visitas a stands de potenciais parceiros, dos quais surgiram negociações para estudo de viabilidade de cinco projetos, além da perspectiva de parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), da Universidade de São Paulo (USP), que também é um Polo Embrapii e está vinculado à Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo.

Foto3 - Vice-consul do Canada Marie Helene e empresários canadenses - Siyavash e Dornoosh.jpg
A vice-consulesa do Canadá, os professores Eduardo Marinho e Handerson Leite e empresários canadenses
Além disso, duas empresas nacionais expuseram dois produtos que foram desenvolvidos no PIS: o foco cirúrgico da Barrfab e o analisador de incubadora neonatal da Néos Soluções em Engenharia Clínica. “Isso mostra a eficácia do PIS e insere o nome do IFBA nos cenários nacional e internacional da área de tecnologia em saúde. Por tudo isso, vê-se de forma muito positiva a participação do PIS na Hospitalar 2019 e abre-se a perspectiva de se fazer presente nesse evento, em 2020”, afirma Handerson Leite, diretor geral do PIS.

O PIS

Profs Antonio Bitencourt - Antonio Gabriel e Eng. Rodrigo Godinho do IFBA-PIS.jpg
Os professores Antônio Bittencourt e Antônio Gabriel e o engenheiro e pesquisador do Polo, Rodrigo Godinho
O PIS, credenciado em 2014 pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) como um dos cinco polos de inovação do Brasil (os outros são: do IFCE, IFES, IFFluminense e IFMG) e inaugurado em 2016, atua no atendimento às demandas por pesquisa, desenvolvimento e inovação, na formação de recursos humanos e na prestação de serviços tecnológicos para os setores de base tecnológica, especialmente na área de tecnologia em saúde.

Está localizado no Parque Tecnológico da Bahia e conta com equipe especializada e infraestrutura de cinco laboratórios: Laboratório de Engenharia Médica e Clínica (LEMC), Laboratório de Física Médica (Lafir), Laboratório de Produtos para Saúde (Labprosaud), Laboratório de Prototipagem Integrada (Laproti) e Laboratórios de Sistemas Computacionais (LSCOMP).