Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Pesquisas de estudantes serão apresentadas em Portugal e no MS

Pesquisas de estudantes serão apresentadas em Portugal e no MS

por Henrique Soares publicado: 11/06/2019 17h25, última modificação: 13/06/2019 16h29

Pesquisas produzidas por estudantes do curso superior em engenharia mecânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, foram selecionadas para apresentação na ICNF2019 4th International Conference on Natural Fibers e no 63º Congresso Brasileiro de Cerâmica.

O trabalho selecionado para a ICNF 2019, que será realizada de 1º a 3 de julho, na cidade do Porto, em Portugal, foi desenvolvido pelo discente Alexandre de Moraes, que já está no décimo semestre letivo e foi orientado pela professora do campus Mirtânia Leão. No artigo ”Production of briquettes from wild cane (gynerium sagittatum) residue”, Alexandre compartilha a experiência de uso da gynerium sagittatum (conhecida como canabrava e utilizada em artesanato) para produzir briquetes (blocos) que podem substituir carvão e lenha na geração de energia.

Já para o 63º Congresso Brasileiro de Cerâmica, que acontecerá entre os dias 4 e 7 de agosto, em Bonito (MS), foram selecionados três trabalhos produzidos por estudantes do campus, também orientados por Mirtânia. “Análise microestrutural de cerâmicas obtidas a partir da utilização do fino de britagem em matriz cerâmica”, desenvolvido pelo estudante Alberto Oliveira; "Avaliação da adição do pó de polimento do porcelanato nas características fisico-mecânicas e microestruturais em matriz cerâmica", de Michel Giffoni; e “Utilização da escória de alto forno na produção de revestimentos cerâmicos: propriedades tecnológicas e microestruturais”, de Vitor Lacerda. As pesquisas foram desenvolvidas no grupo de pesquisa Compósitos Poliméricos e Cerâmicos.

Comunicação – Campus Salvador