Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Palestra motivacional marca abertura oficial do Prepara IFBA
conteúdo

Palestra motivacional marca abertura oficial do Prepara IFBA

publicado: 09/09/2019 13h13, última modificação: 09/09/2019 13h16

 Com uma aula inaugural realizada no Espaço Cultural 2 de Julho, foi aberta oficialmente a segunda edição do Prepara IFBA - Intensivão de Preparo para o IFBA e para o Mundo. 

Mais do que uma apresentação sobre a estrutura do Instituto Federal da Bahia ou a transmissão de instruções sobre o funcionamento do curso, os 183 alunos inscritos foram recebidos com uma verdadeira palestra motivacional de boas vindas conferida pelo reitor Renato da Anunciação Filho, que compôs a mesa ao lado do deputado federal Bacelar, do secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado da Bahia, Carlos Martins, e do pró-reitor de Extensão Marco Antônio Tavares Góes. 

"Sejam bem vindos, neste momento vocês são alunos do IFBA, mas esta é apenas a primeira etapa. Vocês têm tudo pra serem pessoas de sucesso, aproveitem esta oportunidade. Espero que todos vocês continuem sendo alunos do IFBA em 2020", declarou o reitor Renato da Anunciação Filho. 

"Sozinho o IFBA não conseguiria estar atendendo a vocês, mas isto só esta sendo possível com a cooperação de pessoas que têm sensibilidade à questão educacional. Em nome do Instituto, agradeço ao deputado Bacelar", destacou o pró-reitor Marco Antônio Góes, referindo-se à emenda parlamentar de autoria do deputado que assegurou R$ 500 mil em recursos para a realização do curso a estudantes do nono ano das comunidades de Bairro da Paz, Nordeste de Amaralina, Itapuã e Boca do Rio. 

"Não basta estar preparado para as exigências do mercado de trabalho, mas para sermos bons cidadãos, que sabem conviver com aqueles que não são como a gente. E o IFBA é uma instituição que ensina a conviver com os diferentes", argumentou o parlamentar.

"Vocês terão os melhores professores, biblioteca, laboratório toda estrutura. Agarrem esta oportunidade", complementou o secretário Carlos Martins. 

EXEMPLOS - Os candidatos foram alertados que passar pela peneira do processo seletivo é apenas a primeira de uma série de dificuldades que encontrarão ao longo do percurso formativo oferecido pelo Instituto Federal da Bahia. Que a jornada é difícil, mas altamente compensatória. E para isso não faltam exemplos. 

Aula inaugural PreparaIFBA 2019
Aula inaugural PreparaIFBA 2019

"O nosso reitor Renato é filho do IFBA e o próprio governador Rui Costa também passou por esta casa", lembrou Bacelar. 

Renato da Anunciação Filho fez questão de falar sobre a sua trajetória na instituição, iniciada em 1983, como aluno, quando ingressou na então chamada Escola Técnica Federal com o objetivo de sair formado para ajudar com as despesas de uma família composta por quatro irmãos, o pai, motorista e a mãe, dona de casa. Formou-se em 1985, no ano seguinte já estava lecionando, fez especialização, mestrado, doutorado sem jamais ter deixado a Instituição em mais de 30 anos de atuação profissional. 

"Sou ex-aluno com muito orgulho, sou filho do IFBA. Sou apaixonado por esta instituição de uma forma que as pessoas as vezes não compreendem, mas é que esta instituição me potencializou, como tem potencializa muitas outras pessoas enquanto seres humanos", declarou. 

Para lembrar a importância do papel social desempenhado pelo IFBA, o reitor recorreu à história da instituição, nascida em 1909 com o nome de Escola de Aprendizes da Bahia, e em cujo ato de fundação era descrita como ‘uma instituição voltada aos filhos dos desvalidos da sorte’, os filhos de escravos, que tinham sido libertos havia pouco mais de duas décadas. 

Em 1930, no ato de celebração de seu aniversário, a Instituição apontava que todos os professores, sem exceção, tinham sido ex-alunos. "Ou seja, é uma instituição que transforma os filhos dos desvalidos da sorte em educadores", observou o reitor. Atualmente, mais de 99% dos professores do IFBA são mestres professores e especialistas, sendo que os que são 'apenas graduados’ não chegam a um por cento. 

Renato pediu aos estudantes que coloquem uma meta no horizonte e não se deixem esmorecer diante dos obstáculos. "Só vence na vida quem persiste". Dificuldade todo mundo tem, na matemática, na física, na química, em casa", pontou antes de recorrer ao próprio exemplo mais uma vez. 

"Em 1983 eu chegava à escola de carona porque eu não tinha coragem de pedir o dinheiro do transporte, pois sabia que meu pai não tinha. Na padaria próxima, vendiam um pão enorme, um pão de passas. Na hora do almoço quem tinha dinheiro comprava, quem não tinha dividia e todo mundo almoçava pão de passas com tubaina. Agora em setembro teremos um encontro com ex-alunos e novamente todos nós lembraremos com muita alegria aquele momento". 

Para encerrar, Renato lançou um desafio aos candidatos, distribuindo um botton do IFBA a cada um deles, como símbolo deste vínculo que se inicia entre o alunos e a instituição. "Espero que vocês não peçam pra sair e não venham me devolver o botton", finalizou. 

Confira o vídeo do evento: https://youtu.be/IyJbEAezw-4 

 

Diretoria de Gestão da Comunicação Institucional - DGCOM

registrado em: , ,