Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > IFBA sedia Mostra e Competição de Robótica, em Vitória da Conquista

IFBA sedia Mostra e Competição de Robótica, em Vitória da Conquista

publicado: 30/04/2019 17h15, última modificação: 30/04/2019 18h06

Robotica em vitoria da conquista.jpeg
José Diaz, um dos organizadores do evento
Na última sexta-feira (26), o ginásio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica (IFBA), campus Vitória da Conquista, sediou a 1° Competição Baiana de Veículos Autônomos em Escala (CBVAE) e a 2° Mostra e Competição de Robótica. O evento contou com a participação de equipes formadas por alunos e professores da unidade e do campus Salvador, e de diversas instituições, como o SESI (Serviço Social da Indústria), a Base Comunitária de Segurança de Vitória da Conquista, o Centro Juvenil de Ciência e Cultura, o Educandário Padre Gilberto, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). A competição apresentou três modalidades: corrida de seguidor de linha, sumô de robô e veículos autônomos.

O professor Jose Diaz, um dos organizadores, conta que esse ano a mostra trouxe como novidade a corrida de carros autônomos em escala, que nunca foi feita na região e é a segunda a nível nacional. O professor também apresentou o seu projeto: "O projeto da plataforma Smart Camaro faz parte de um trabalho em parceria com a USP e o IFBA. (...) A gente trabalhou com um carro de menor escala com o objetivo de desenvolver tecnologia e inteligência artificial focada em navegação, localização e detecção de objetos", comenta.

Vinícius Melo é estudante do ensino médio integrado em Automação Industrial, do campus Salvador. Ele veio competir nas modalidades Seguimento de linha e Sumô de robô. "Faço parte de um laboratório de pesquisa em eficiência energética e a gente também desenvolve projetos em robótica. (...) Hoje trabalhamos basicamente com foco em eletrônica, programação em robótica."

Robotica em vitoria da conquista 1.jpeg
Silvia Nascimento, 9º Semestre de Engenharia Elétrica.
Já Silvia Nascimento, do 9º semestre de Engenharia Elétrica, trouxe seu projeto de carro autônomo com inteligência artificial. "Por enquanto ainda estamos na fase de adaptação do veículo, porque pegamos um veículo pronto, desses de controle remoto comum, e estamos adaptando pra que ele possa seguir uma rota contínua", explica. Para ela, o evento torna possível a difusão da robótica. "Eu acho (a mostra) importante porque envolve os alunos do Instituto e a comunidade externa, que pode conhecer o que estamos produzindo no grupo de pesquisa e se interessar e participar também", finaliza.

IFBA tem trabalhos aprovados em evento de engenharia no estado de São Paulo

IFBA fortalece Robótica e chega com maior peso à OBR 2019

Por Patrícia Sousa - estagiária supervisionada - Comunicação - Campus Vitória da Conquista