Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > IFBA participa de Festival das Culturas promovido pela UNILAB

IFBA participa de Festival das Culturas promovido pela UNILAB

por Iali Moradillo publicado: 27/05/2019 09h47, última modificação: 27/05/2019 09h47

Na última quinta-feira (23), O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) participou do “IV Festival das Culturas”, realizado pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no Campus dos Malês, na cidade de São Francisco do Conde, localizado no Recôncavo Baiano.

O IFBA foi representado pela coordenadora de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão do IFBA (Proex), Hortência Nepomuceno, que compôs a mesa “Universidade, Culturas e Territórios”, e compartilhou a experiência da construção, em andamento, da política cultural e do Plano de Cultura do IFBA, destacando o desafio e as especificidades do Instituto, inclusive a sua capilaridade territorial.Mesa UNILAB

"Estamos buscando a ampliação do conceito de cultura através do diálogo com a realidade local e a convivência com diferentes realidades, sendo que o lugar onde cada campus está inserido já representa, por si só, um convite para se repensar a cultura no Instituto", explicou Hortência.

Além da representante do IFBA, a mesa foi composta por Luciano Simões, coordenador do Núcleo Cultura e Território da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB); Maria Claudia Ferreira, professora mestre em história da UNILAB; e pelos discentes do curso de pedagogia da Instituição, Luís Fernandes e Silvana Santana.

Entre os assuntos abordados, foi destacada a importância da elaboração de uma política cultural para além dos eventos, formas de expressão e espaços convencionais, com a percepção da cultura como um retrato do modo de ser, fazer e agir das pessoas em seus respectivos territórios, dentro ou fora das instituições de ensino.

Festival

O Festival das Culturas é considrado um espaço de integração para a arte e o universo de expressões culturais que envolvem os sete países de língua portuguesa da Unilab. O evento articula, em um único local, música, poesia, artes cênicas, fotografia e literatura, com a participação de artistas brasileiros, africanos e timorenses.

A edição 2019 aconteceu entre os dias 22 e 24, com a promoção de seminário, oficinas, exposições, rodas de conversa e apresentações culturais. Todas as atividades giraram em torno do tema: “África Sertaneja - Ancestralidade Africana e Indígena na Cultura Nordestina”.

registrado em: ,