IFBA, CIMA e Prefeitura de Mascote lançam programa de letramento digital para professores
Acompanhar a evolução tecnológica é um desafio para profissionais de todas as áreas do conhecimento. Uma tarefa árdua até mesmo para aqueles cuja responsabilidade é justamente a difusão do conhecimento: os professores.
Ciente da dificuldade de atualização que boa parte do quadro docente, a prefeitura de Mascote, em parceria com o Instituto Federal da Bahia (IFBA) e o Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA), lançou um curso de computação especialmente voltado a este público.
Trata-se do projeto Letramento Digital, que busca a superação das dificuldades de alguns educadores no manuseio de computadores e aparelhos digitais, bem como promover condições para que eles construam conhecimentos sobre as técnicas computacionais, entendam porque e como integrar o computador na sua prática pedagógica e sejam capazes de superar barreiras da tecnologia.
Todas as quintas-feiras, um grupo formado por 20 professores se reúne no Laboratório Técnico do IFBA sob a supervisão do mestre Carlos Alberto para tomar aulas sobre computação. Na prática, fazem o mesmo caminho iniciado por seus alunos no ano passado, no mesmo local em que estes realizam cursos de informática oferecidos pelo programa Mediotec/Pronatec IFBA, o Laboratório situado no Centro Educacional Castro Alves, no Distrito de São João do Paraíso.
"Fico feliz de ter este espaço para ensinar um pouco do que eu sei e assim poder ajudar os meus colegas de trabalho. É muito gratificante ver a vontade que eles demonstram em aprender e espero que novas turmas sejam formadas", afirmou Carlos Alberto, que também tem alunos dos distritos de Pimenta e Teixeira do Progresso, além da própria sede do município de Mascote.
Alunos como a professora Helena Ramos, que agradeceu ao IFBA pela oportunidade e parabenizou o prefeito Arnaldo Lopes pela iniciativa. "Há muito tempo queríamos fazer este curso para nos aperfeiçoarmos, surgiu a oportunidade e nós agarramos com unhas e dentes. Não vamos parar por aqui, queremos continuar aprimorando nossos conhecimentos tecnológicos", declarou.