Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > I Seminário de Tecnologia em Medicina Nuclear é realizado no campus Salvador

I Seminário de Tecnologia em Medicina Nuclear é realizado no campus Salvador

por Jamile Teixeira publicado: 02/04/2019 18h39, última modificação: 02/04/2019 18h39

Seminário de Tecnologia em Radiologia _ Salvador_2
O I Seminário de Tecnologia em Medicina Nuclear e a I Mostra Científica de Tecnologia em Radiologia aconteceram na última sexta-feira, 29 de março, no auditório principal do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador, com o objetivo de promover palestras, relatos de experiências e debate sobre as tecnologias empregadas na área de medicina nuclear para diagnósticos e tratamentos médicos.

A mesa-redonda intitulada “Aplicação das técnicas radiológicas no estado da Bahia” reuniu a presidente Maria do Amparo, o secretário Renilton Gomes, o tesoureiro Manoel Ozório e o presidente da Comissão de Educação, Cristiano Lira, do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da Bahia (CRTR – 8). Os professores Marcus de Oliveira e Juliana Muller também fizeram parte da mesa que discutiu e analisou números e informações oficiais da área técnica em radiologia na Bahia. Na data do evento, quase 7 mil profissionais estavam inscritos no CRTR – 8. Esse número sofre variação e tem crescido nos últimos anos, segundo dados do próprio conselho.

A educação continuada foi outra temática abordada na mesa-redonda. A presidente do CRTR – 8 acredita que a aprendizagem é importante para os estudantes e, do mesmo modo, para os profissionais: “é importante que os profissionais se reciclem também, porque a tecnologia avança e a gente precisa acompanhar essa tecnologia”, argumenta Maria do Amparo.

Seminário de Tecnologia em Radiologia _ Salvador
A estudante do curso de tecnologia em radiologia do campus, Mércia Ariele dos Santos, participou da atividade relatando sua experiência durante o estágio na área de medicina nuclear. “Apresentei pontos chaves para os alunos que vão estagiar futuramente. Destaquei a questão da comunicação entre o estagiário e os profissionais no local do estágio e, principalmente, entre o estagiário e o paciente”, conta Mércia sobre sua apresentação.

Franciele Souza, também estudante de tecnologia em radiologia, participou da organização da atividade e apontou: “O seminário trouxe a vivência de profissionais, agregou conhecimentos e é sempre bom ter eventos como esse na instituição para que a gente cresça e conheça as tecnologias da área”.

O evento, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Tecnologia em Radiologia (GTecRad), contou ainda com mostra de trabalhos científicos.

Comunicação – Campus Salvador