Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Fotos > Projeto Tênis de Mesa na Escola mobiliza alunos e servidores do campus Brumado
conteúdo

Projeto Tênis de Mesa na Escola mobiliza alunos e servidores do campus Brumado

publicado: 16/12/2019 15h39, última modificação: 17/12/2019 11h46

Uma paixão pode ser contagiante? E como pode! Que o digam os servidores do IFBA Danilo Souza e Samuel Dutra, e o professor de educação física Getúlio Luz. Em pouco mais de um ano, eles conseguiram difundir a prática de uma modalidade esportiva no Campus Brumado contando com pouco mais que uma boa dose de boa vontade.

Com o apoio de um colaborador externo, o professor de Direito da UNEB e delegado de polícia Rafael Araújo, eles vislumbraram a possibilidade de criação de uma equipe de Tênis de Mesa no Campus Brumado. O projeto de inserir a prática desse esporte no Campus, formar uma equipe apta a participar de competições, com alunos representando a instituição, bem como possibilitar a prática esportiva para servidores da Instituição já está a pleno vapor.

"Alguns alunos já praticam o esporte com noções básicas das técnicas do Tênis de Mesa e a expectativa é que, para o próximo ano, o Projeto Tênis de Mesa na Escola tenha mais participantes", diz Samuel Dias Dutra, um dos fundadores do Projeto Tênis de Mesa na Escola.

A primeira edição do projeto teve início em 4 de setembro de 2018. O Campus dispunha, na época, de apenas uma mesa. O servidor Danilo Souza emprestou ao Campus mais uma mesa e, com o apoio de terceiros por meio de doações, conseguiu montar uma terceira mesa. A partir disso, foram selecionados 15 alunos, bem como membros da comunidade externa, para o início das aulas e da prática do esporte. A princípio, o projeto era executado em uma sala com pouco espaço.

Os materiais, como bolinhas e raquetes, foram obtidos por meio de doações. Ainda em 2018, o Campus conseguiu adquirir mais duas mesas. Assim, o projeto passou a contar com 5 mesas. Em 20 de dezembro daquele ano foi realizado o primeiro torneio de Tênis de Mesa do Campus Brumado. Na oportunidade, servidores e alunos compareceram para prestigiar as partidas.

Em 2019, o projeto foi submetido ao Edital nº 10/2019 do Campus Brumado e contemplado com dois discentes bolsistas, que atuam na organização dos materiais e nos treinamentos, uma vez que participaram do projeto no ano anterior e desenvolveram algumas técnicas do esporte. Nessa edição, foram selecionados 22 alunos, dentre os quais alguns dos que participaram no ano anterior.

O projeto do Tênis de Mesa em Brumado vem repercutindo na região. A atleta mirim Beatriz Kanashiro, multicampeã nacional e de torneios sul-americanos nas categorias em que competiu, em passagem pela região, foi ao Campus Brumado conhecer melhor o projeto. Na oportunidade, ela fez demonstrações do seu grande talento, jogou com servidores e alunos e posou para fotos, o que foi um grande incentivo para a comunidade do Campus.

Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no dia 24 de outubro, foi realizado o 2º Campeonato de Tênis de Mesa do Campus Brumado, com participação exclusiva de alunos.

Clique aqui para ver mais fotos do Projeto Tênis de Mesa na Escola

                                                                                         Diretoria de Gestão da Comunicação Institucional - DGCOM