Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Fotos > IFBA prepara a implantação de novos polos em Candeias e Santo Amaro
conteúdo

IFBA prepara a implantação de novos polos em Candeias e Santo Amaro

por Aurelio Nunes publicado: 06/11/2019 09h21, última modificação: 06/11/2019 10h40

Foto: DGCOM
Comitiva do IFBA é recebida por autoridades municipais de Candeias durante visita técnica
Os municípios de Candeias, na Região Metropolitana de Salvador, e Santo Amaro, no Recôncavo, devem sediar os dois novos polos de ensino presencial e a distância do IFBA. E se depender da disposição demonstrada pelos prefeitos das duas cidades durante as visitas técnicas realizadas pelo reitor Renato da anunciação Filho e pelo pró-reitor de Extensão, Marco Antônio Góes, os primeiros cursos serão implantados ainda este ano.

“Esta parceria com o IFBA permitirá a Candeias capacitar sua mão-de-obra para o momento de expansão que a cidade experimenta”, declarou o prefeito Pitágoras Ibiapina. “Santo Amaro já possui um campus do IFBA, mas nós queremos estender a oportunidade de formação profissional que o Instituto promove também para os moradores dos distritos mais afastados, como é o caso do Acupe”, explicou o prefeito Flaviano Bonfim.

Em ambas as cidades já existem estruturas prontas para receber os polos do IFBA. Em Candeias, é a Escola Nossa Senhora das Graças, recentemente devolvida pelo governo do Estado ao município depois do final do convênio do programa Universidade Para Todos. Com quatro salas de aula, o espaço sofrerá reformas nas partes hidráulica e elétrica, antes de iniciarem-se os cursos de formação inicial continuada (FIC) para o público EJA na área de construção civil.

A prefeitura estuda a possibilidade de oferecer bolsa de meio salário mínimo para que os estudantes cumpram um período em sala de aula e outro em estágio, trabalhando nas obras de calçamento de vias públicas e construção de praças da cidade. Acompanharam a visita, pelo município, o secretario de educação municipal, Cássio Vinícius e a supervisora pedagógica Simone Souza; e pelo IFBA  Cleo Roger Heck, coordenador de extensão do campus Lauro de Freitas, e João Pedro de Almeida Moraes, assistente de coordenação de polo (ACP) de Candeias, este vinculado ao Governo do Estado, e realizado no Colégio Ouro Negro, onde 53 alunos estarão se formando nos cursos técnicos subsequentes de Redes de Computadores, Manutenção e Suporte em Informática e Informática para Internet, para quem já terminou o ensino médio. 
 
O diferencial dos novos cursos a serem oferecidos em Candeias é que eles são voltados ao público que não concluiu o ensino fundamental na idade certa e pretende obter, juntamente com a formação escolar, uma formação de auxiliar profissional. Nos cursos EJA Profissionalizante, às disciplinas referentes à propedêutica (matemática, língua portuguesa, ciências) são agregadas as disciplinas técnicas. O mais interessante é que além de concluir os quatro últimos anos do ensino fundamental em dois anos, o aluno recebe quatro certificações distintas, uma para cada semestre, sempre dentro da mesma área, ou arco ocupacional, como a construção civil (auxiliar de pedreiro, pintor, eletricista, encanador) ou a beleza (manicure, pedicure, maquiadora, cabelereira).

Foto: DGCOM
Prefeito, secretário e vereadores de Santo Amaro recebem comitiva do IFBA no Acupe
Já no caso de Santo Amaro, o espaço cedido pela prefeitura é o Centro Administrativo do Acupe, onde inicialmente serão oferecidos cursos de formação inicial continuada (FIC), que são cursos de curta duração (dois a seis meses) voltados também para o público com ensino fundamental incompleto destinado à capacitação para atuar como pedreiros, calceteiros, eletricistas e marceneiros, entre outras atividades. Acompanharam a delegação do IFBA na visita técnica em Acupe, além do prefeito de Santo Amaro, o secretário de educação  Luiz Augusto Fumaneri e os vereadores Nelson Coelho e Paulo Biólogo.

“O primeiro passo para a implementação exitosa de novos polos é a boa vontade dos gestores, e isso nós vimos isso tanto em Santo Amaro, quanto em Candeias”, destacou o reitor Renato da Anunciação Filho. “Agora vamos formar os grupos de trabalho com técnicos do IFBA e das secretarias de educação para elaborar o projeto básico e os editais de seleção de alunos e bolsistas que permitirão a implantação dos cursos”, completou o pró-reitor de Extensão, Marco Antônio Góes.

                                                                                             Diretoria de Gestão da Comunicação Institucional - DGCOM  
registrado em: