Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Fotos > IFBA marcha para o oeste e amplia presença na última fronteira agrícola do País
conteúdo

IFBA marcha para o oeste e amplia presença na última fronteira agrícola do País

por Aurelio Nunes publicado: 14/11/2019 10h00, última modificação: 14/11/2019 10h00

Encontro em Cristópolis reuniu representantes de quatro municípios
Vinte e cinco anos depois da implantação da então chamada Unidade de Ensino Descentralizada do CEFET-BA em Barreiras, o Instituto Federal da Bahia retoma a marcha para o oeste, com a implantação de cursos, polos e centros de referência na última fronteira agrícola do País.

Enquanto consolida o trabalho realizado pelo campus de Barreiras e inicia os preparativos finais para a inauguração do Centro Tecnológico de Referência de São Desidério, o Instituto estende as parcerias a outras prefeituras da região visando a implantação de uma nova unidade, como em Luís Eduardo Magalhães, e de polos de ensino presencial e a distância, casos das cidades de Cristópolis, Baianópolis e Cotegipe.

Todos estes municípios integram a região que mais cresce em área plantada no país, batizada como Matopiba, acrônimo referente às siglas dos estados em que faz divisa: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

“Esta é uma região com enorme carência de mão-de-obra qualificada para trabalhar em um modelo de produção agrícola totalmente automatizada. E o IFBA tem muito a contribuir para suprir esse déficit”, declarou o reitor Renato da Anunciação Filho, que enviou uma missão do Instituto à região na última semana.

Deputada Jusmari, prefeito Oziel Oliveira recebem a delegação do IFBA
Na quinta-feira, 7, o pró-reitor de extensão Marco Antônio Góes, a diretora Geral do campus Barreiras, Dicíola Baqueiro e o diretor de Infraestrutura Paulo Sérgio Ramos, estiveram reunidos com o prefeito Oziel Oliveira, a deputada estadual Jusmari Oliveira, a secretária de Educação, Rose Sertão e o coordenador em Tecnologia Educacional Rogério Zapata. Na ocasião, o prefeitura firmou o compromisso de viabilizar, com recursos próprios,  a implantação de um centro tecnológico de Referência - CTR.

“Estamos dando um passo muito importante para o nosso município, que é qualificar a mão de obra para dar o suporte que as empresas que já estão instaladas no setor industrial precisam e, ao mesmo tempo, atender às famílias que sonham com o futuro profissional de seus filhos”, expressou o gestor municipal.

Antes mesmo de iniciar as obras, ficou definida a cessão de uso de uma unidade escolar da rede municipal para iniciar, o mais rápido possível, a oferta de até mil vagas em cursos de curta duração de Formação Inicial Continuada FIC, FIC EJA e FIC EJA Aprendizagem. “Percebemos que a cidade de Luís Eduardo Magalhães tem crescido de forma acelerada e o agronegócio tem investido em tecnologia de última geração. Preparar os jovens para as demandas locais é fortalecer a economia com geração de emprego para quem busca entrar no mercado de trabalho qualificado”, frisou Góes.

Do encontro em Luís Eduardo Magalhães a delegação do IFBA seguiu para São Desidério, onde reuniu-se com o Prefeito José Carlos de Carvalho, a Secretária de Educação  Iléia de Oliveira Almeida e o coordenador de Integração Escola Empresa do Campus Barreiras, Anderson Pignata. Na pauta, os preparativos para inauguração do CTR local, prevista para janeiro de 2020.

No dia seguinte partiram para o município de Cristópolis, onde apresentaram o programa O IFBA na Sua Cidade ao prefeito Gilson Nascimento, vereadores, secretário de educação e equipe. Também esteve presente ao encontro a prefeita de Cotegipe, Márcia Sá Teles, que é professora de enfermagem do IFBA Barreiras.

À noite os representantes do IFBA receberam a Prefeita de Baianópolis, Jandira Xavier e a Secretária de Educação Leila Gualberto. “Percebemos a grande expectativa dos gestores em aproveitar a oportunidade de corresponder ao anseio dos jovens e adultos por capacitação e formação profissional. O resultado disso foi o compromisso que eles firmaram em trabalhar na confecção do convênio que levará o IFBA para suas cidades”, destacou Pignata.

registrado em: ,