Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Estudantes do campus Jacobina desenvolvem jogo e dicionário virtuais sobre Libras

por Verusa Pinho publicado: 28/03/2019 14h42, última modificação: 28/03/2019 14h42

LibrasGame - Aprenda Matemática Básica e GIFLibras. Essas foram as produções desenvolvidas pelos licenciandos em computação do campus Jacobina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), como fruto da disciplina  ministrada pelo docente Francisco Everaldo de Oliveira. Consistem num jogo educativo e pequeno dicionário online, respectivamente, para o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais.

“Visto que é comum o uso de GIFs atualmente, sobretudo nas redes sociais, utilizamos recursos computacionais, celular e aplicativos para gravar e editar o dicionário, a fim de auxiliar a aprendizagem da Libras no cotidiano de surdos e ouvintes", explica Raíne Cardoso, integrante da equipe responsável pelo produto, ao lado dos estudantes  Laiane Lima, Ed Carlos Silva, Everton Almeida e Gustavo de Araújo.

Já o LibrasGame utiliza a matemática de maneira educacional e interativa. Seu objetivo é a prática das quatro operações básicas. Disponível na versão Android, o jogo tem como idealizadores os licenciandos Anderson Oliveira, Jorge Júnior, Nei de Jesus e Vinícius Alves.

Fique por dentro

Após a criação dos produtos, os discentes disponibilizaram questionários nos próprios ambientes virtuais, com o intuito de avaliar a recepção dos conteúdos por parte dos usuários, que, de modo praticamente unânime, reconheceram a importância e eficácia das iniciativas para o aprendizado dos sinais em Libras. O processo de criação deu origem a artigos científicos, que, posteriormente, serão enviados para eventos da área.

Na opinião do docente Francisco Everaldo, conciliar teoria com a prática foi o grande ganho da atividade, essencial para o bom desempenho profissional dos futuros professores. “A experiência dos discentes com a elaboração desses produtos caracteriza-se como uma espécie de laboratório para colocar em prática os conteúdos ministrados em sala de aula, consequentemente, auxiliando na qualificação para o mundo do trabalho. Dessa forma, eles estarão com o conhecimento suficiente para lidar com uma realidade de inclusão em sala de aula e poder proporcionar um ambiente mais favorável para o aprendizado”, destaca.

Os próximos passos são a ampliação dos verbetes no GIFLibras e implementação de outras áreas do saber no LibrasGame.

giflibras.wordpress.com/gifs

librasgame.com/index.php