Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Curta 5 abre inscrições para sua 10ª edição
conteúdo

Notícias

Curta 5 abre inscrições para sua 10ª edição

publicado: 04/07/2019 13h55, última modificação: 04/07/2019 13h59

Curta 5 -
Olhar para o sertão - Silvio Jessé
Estão abertas as inscrições para a 10ª edição do Curta 5 - Festival Estudantil de Curtas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Vitória da Conquista, em parceria com o campus Ilhéus. Podem participar estudantes, regularmente matriculados, do ensino fundamental I ao ensino superior, de escolas públicas e privadas.

Os interessados podem inscrever seus vídeos, gratuitamente, através do preenchimento do formulário disponível no site www.curta5.com.br. As inscrições vão até o dia 13 de agosto. Os inscritos podem optar por Categorias Competitivas (Juvenil 1, Juvenil 2 e Trailer) ou Categorias Não Competitivas (Mostra kids, Mostra Teen ou Universitária). O evento conta também com Mostras Paralelas, que contemplam curtas, médias ou longas, produzidos por profissionais liberais e cineastas.

O Festival, inicialmente, será realizado em Itabuna nos dias 18 e 19 de setembro, e em Ilhéus, no dia 20 de setembro. Em Vitória da Conquista, o Curta 5 ocorrerá de 23 a 27 de setembro, na Casa Rafiki, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima e no Shopping Conquista Sul.

Toda programação do Curta 5 é gratuita e aberta à comunidade.

Sobre o Curta 5

Criado em 2010, o Festival Estudantil de Curtas foi idealizado com o objetivo de incentivar e promover a produção audiovisual, a partir do espaço escolar, e estimular o desenvolvimento e a produção de vídeos de cunho educativo, artístico e cultural, possibilitando a criação, reflexão e difusão do cinema estudantil, com a participação da sociedade, educadores, cineastas e pesquisadores do audiovisual.

O Curta 5 valoriza a criatividade através da experimentação com produção audiovisual, utilizando-se de novas mídias, a fim de descobrir e promover talentos como fonte de cultura e lazer, utilizando a produção de vídeo como ferramenta de construção do conhecimento, a partir do ambiente escolar.

Além da exibição de filmes, o evento promove uma série de atividades paralelas, como debates, oficinas, mostras infantis, mostras competitivas, desfile cosplay e exposições.

Em 2018, foram mais de 60 vídeos estudantis exibidos, oriundos de escolas públicas e privadas de cidades como Alvorada-RS, Angra dos Reis-RJ, Barreiras-BA, Campo Bom-RS, Campinas-SP, Canavieiras-BA, Eunápolis-BA, Feira de Santana-BA, Gramado -RS, Ilhéus-BA, Palmas -TO, Rio de Janeiro-RJ, Salvador -BA, São Leopoldo-RS, Santo Antônio de Jesus-BA e Vitória da Conquista -BA.

Bahia e suas regionalidades

Na campanha gráfica desse ano, buscou-se inspiração nas regiões baianas que já abrigaram e abrigam o Festival. A primeira, na Região Sul, Região Cacaueira, Terra Indígena e Costa do Descobrimento (Itabuna, Ilhéus, Eunápolis e Itabela); a segunda, na Região Paraguaçu (Feira de Santana) e a terceira na nova sede do Curta 5, desde 2014, Região Sudoeste (Vitória da Conquista), terra natal de Glauber Rocha, conhecida por sua caatinga e região cafeeira.

A obra intitulada “Olhar para o sertão”, criada por Silvio Jessé para a campanha gráfica do Curta 5, constitui uma bela narrativa característica em suas formas e traços, em que as cores do sertão são bem representadas.

Nascido em Vitória da Conquista, o artista plástico Silvio Jessé dos Santos Júnior, o Silvio Jessé, é um dos pintores e desenhistas mais expressivos da região.  Com formação acadêmica em Educação Artística com habilitação em Desenho pela Universidade Católica de Salvador – Ucsal, o artista plástico possui atualmente trabalhos em vários países, como Espanha, Portugal, Canadá, Estados Unidos, Dinamarca, Luxemburgo, França, Angola e Alemanha.

Mais informações sobre o Curta 5 pelo site www.curta5.com.br.

 

Comunicação – Campus Vitória da Conquista