Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Arinter recebe contribuições para proposta de Plano de Desenvolvimento da Internacionalização do IFBA

por Helen Sampaio publicado: 11/01/2019 18h01, última modificação: 11/01/2019 18h07

A Assessoria de Relações Internacionais (Arinter), vinculada à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura (Prodin), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), recebe contribuições da comunidade acadêmica para a proposta do Plano de Desenvolvimento da Internacionalização (PDInter) do Instituto.

O documento, que começou a ser desenvolvido em 2017, junto com o Comitê de Relações Internacionais e em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFBA e a Política de Internacionalização da Rede Federal de Educação Tecnológica do Brasil, aponta estratégias para a internacionalização da Educação no contexto do IFBA, no horizonte temporal de 2019 a 2022. Antes de produzir a proposta, a Arinter promoveu alguns eventos para discussão do tema e conscientização acerca da necessidade, dos objetivos, impactos e benefícios da internacionalização. Uma das iniciativas foi a realização, em julho de 2018, do I Seminário de Internacionalização do IFBA, no qual a proposta foi consolidada.

“Historicamente, o IFBA tem uma atuação importante em projetos de internacionalização envolvendo o continente africano (a exemplo dos projetos Benin e Brasil-África), além de iniciativas de mobilidade estudantil nas Américas do Norte e Sul e Europa. Mais recentemente, algumas parcerias para pesquisa colaborativa foram formadas, porém, ainda há muito em que precisamos avançar. A questão da proficiência linguística da comunidade interna, por exemplo, ainda é um obstáculo à internacionalização do Instituto. Estamos agora trabalhando junto ao Idiomas sem Fronteiras para promover soluções a estas demandas”, pontua a coordenadora de Relações Internacionais, Paula Oliveira.

A proposta do PDInter contou com as consultorias das professoras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Kyria Finardi e Sônia Guimarães, e teve como um fator dificultante a falta de referências de documentos similares entre as Instituições de Ensino Superior (IES). “A maioria ainda estava ou ainda está avançando nesse processo e nós, até então, não tínhamos uma noção clara do formato que o documento deveria ter. Seguimos então com a ideia de um PDI, voltado à internacionalização. O resultado final será fruto da colaboração da comunidade”, esclarece Paula.

Atualmente, as principais parcerias do IFBA são com o Canadá, no âmbito do Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP), através do qual o Governo canadense concede bolsas estudantis às IES conveniadas; e com Portugal, com o qual o IFBA busca a formalização de programas de dupla titulação. No âmbito da pesquisa, Chile e Espanha são vislumbrados como novos parceiros.

Para Paula, com a internacionalização, o IFBA passará a ser visto como um parceiro mais atrativo para cooperações em diversas áreas, o que significará um aumento nos recursos financeiros e maior capacidade para receber estudantes internacionais. Porém, estes resultados ainda estão condicionados ao desenvolvimento de uma série de ações em prol da internacionalização. “No ensino, a internacionalização de nossas grades curriculares, a integração de temáticas relevantes do cenário internacional e a elevação da proficiência linguística da comunidade são alguns exemplos. Na pesquisa, a internacionalização é importantíssima. Não podemos nos fechar para o mundo como se fôssemos um organismo independente. Ouso dizer que toda boa pesquisa precisa ter um ou mais componentes de internacionalização. Por fim, na extensão, a abertura e o bom relacionamento com comunidades internacionais são fatores cruciais para, quem sabe, importarmos e exportarmos soluções aos problemas locais”, finaliza.

A proposta do PDINter foi enviada pela Arinter à comunidade, através da lista de e-mails institucional. As contribuições devem ser encaminhadas ao e-mail international@ifba.edu.br até o dia 8 de fevereiro. Após esse período, a assessoria realizará a compilação das sugestões para discussão do Comitê de Relações Internacionais e, posteriormente, encaminhará a versão final do documento ao Conselho Superior (Consup) para aprovação. Em uma segunda etapa, estão programadas a reestruturação da assessoria e a elaboração de um Plano de Metas para execução das ações propostas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3221 – 0341.