Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > Arinter recebe contribuições para proposta de Plano de Desenvolvimento da Internacionalização do IFBA
conteúdo

Arinter recebe contribuições para proposta de Plano de Desenvolvimento da Internacionalização do IFBA

por Helen Sampaio publicado: 11/01/2019 18h01, última modificação: 11/01/2019 18h07

A Assessoria de Relações Internacionais (Arinter), vinculada à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura (Prodin), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), recebe contribuições da comunidade acadêmica para a proposta do Plano de Desenvolvimento da Internacionalização (PDInter) do Instituto.

O documento, que começou a ser desenvolvido em 2017, junto com o Comitê de Relações Internacionais e em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFBA e a Política de Internacionalização da Rede Federal de Educação Tecnológica do Brasil, aponta estratégias para a internacionalização da Educação no contexto do IFBA, no horizonte temporal de 2019 a 2022. Antes de produzir a proposta, a Arinter promoveu alguns eventos para discussão do tema e conscientização acerca da necessidade, dos objetivos, impactos e benefícios da internacionalização. Uma das iniciativas foi a realização, em julho de 2018, do I Seminário de Internacionalização do IFBA, no qual a proposta foi consolidada.

“Historicamente, o IFBA tem uma atuação importante em projetos de internacionalização envolvendo o continente africano (a exemplo dos projetos Benin e Brasil-África), além de iniciativas de mobilidade estudantil nas Américas do Norte e Sul e Europa. Mais recentemente, algumas parcerias para pesquisa colaborativa foram formadas, porém, ainda há muito em que precisamos avançar. A questão da proficiência linguística da comunidade interna, por exemplo, ainda é um obstáculo à internacionalização do Instituto. Estamos agora trabalhando junto ao Idiomas sem Fronteiras para promover soluções a estas demandas”, pontua a coordenadora de Relações Internacionais, Paula Oliveira.

A proposta do PDInter contou com as consultorias das professoras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Kyria Finardi e Sônia Guimarães, e teve como um fator dificultante a falta de referências de documentos similares entre as Instituições de Ensino Superior (IES). “A maioria ainda estava ou ainda está avançando nesse processo e nós, até então, não tínhamos uma noção clara do formato que o documento deveria ter. Seguimos então com a ideia de um PDI, voltado à internacionalização. O resultado final será fruto da colaboração da comunidade”, esclarece Paula.

Atualmente, as principais parcerias do IFBA são com o Canadá, no âmbito do Programa Futuros Líderes nas Américas (ELAP), através do qual o Governo canadense concede bolsas estudantis às IES conveniadas; e com Portugal, com o qual o IFBA busca a formalização de programas de dupla titulação. No âmbito da pesquisa, Chile e Espanha são vislumbrados como novos parceiros.

Para Paula, com a internacionalização, o IFBA passará a ser visto como um parceiro mais atrativo para cooperações em diversas áreas, o que significará um aumento nos recursos financeiros e maior capacidade para receber estudantes internacionais. Porém, estes resultados ainda estão condicionados ao desenvolvimento de uma série de ações em prol da internacionalização. “No ensino, a internacionalização de nossas grades curriculares, a integração de temáticas relevantes do cenário internacional e a elevação da proficiência linguística da comunidade são alguns exemplos. Na pesquisa, a internacionalização é importantíssima. Não podemos nos fechar para o mundo como se fôssemos um organismo independente. Ouso dizer que toda boa pesquisa precisa ter um ou mais componentes de internacionalização. Por fim, na extensão, a abertura e o bom relacionamento com comunidades internacionais são fatores cruciais para, quem sabe, importarmos e exportarmos soluções aos problemas locais”, finaliza.

A proposta do PDINter foi enviada pela Arinter à comunidade, através da lista de e-mails institucional. As contribuições devem ser encaminhadas ao e-mail international@ifba.edu.br até o dia 8 de fevereiro. Após esse período, a assessoria realizará a compilação das sugestões para discussão do Comitê de Relações Internacionais e, posteriormente, encaminhará a versão final do documento ao Conselho Superior (Consup) para aprovação. Em uma segunda etapa, estão programadas a reestruturação da assessoria e a elaboração de um Plano de Metas para execução das ações propostas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (71) 3221 – 0341.