Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2019 > APA Joanes-Ipitanga é tema de livro lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente
conteúdo

Notícias

APA Joanes-Ipitanga é tema de livro lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente

publicado: 07/06/2019 14h23, última modificação: 07/06/2019 14h23

livro - apa
Foi lançado, na última quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, o livro fotográfico “Por dentro da Área de Proteção Ambiental Joanes-Ipitanga: Fauna da Área de Preservação Ambiental do IFBA de Simões Filho”, de Rúi Mota, diretor do campus Simões Filho do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). A publicação celebra a revitalização da Área de Preservação Ambiental (APA) Joanes-Ipitanga, parte integrante do campus .

Mota conta que o livro é fruto de registros fotográficos realizados entre 2010 e 2016, época em que a unidade tomou uma série de medidas contra ações predatórias que vinham pondo em risco espécies da fauna e flora nativas: queimadas, furto de areia e madeira, dentre outros. “Nesses seis anos, plantamos 7.800 mudas, em parceria com o Consórcio Bahia Norte, Fábrica de Florestas e Conselho Gestor da APA, do qual sou membro efetivo”, explicou.

Publicado pela Editora Kalango, o livro é a primeira parte de uma trilogia.  A edição lançada traz dezenas de fotos de espécies de animais selvagens: jacaré de papo amarelo, ouriço cacheiro, tamabduá-mirim, raposa do campo, além de cobras e muitas aves que andavam sumidas e retornaram depois da revitalização.

“O livro é a prova de que a mata se regenera e a vida volta a florescer se o espaço for bem preservado”, observou Mota. A APA Joanes-Ipitanga é um dos últimos redutos de Mata Atlântica nativa, sendo responsável por 40% da água potável consumida na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

 

Por Helio Rocha - Comunicação – Campus Simões Filho